Conferência Livre da Juventude para a Rio + 20 será neste sábado

A Prefeitura de Corumbá realiza neste sábado (12), a Conferência Livre da Juventude para a Rio + 20 com integrantes do Programa Projovem Adolescente e representantes dos grêmios estudantis da região pantaneira. O evento acontece dentro da ação Prefeito Presente, que acontece no período das 09 às 12 horas, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató.

 

A realização está a cargo da Gerência Municipal de Juventude, órgão ligado à Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais que coordenada o programa Prefeito Presente. Segundo o gerente da pasta, Márcio Cavasana, a Conferência Livre é uma preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável e a Cúpula dos Povos, prevista para junho, no Rio de Janeiro.

 

A Rio + 20 terá entre seus temas a economia verde o contexto do desenvolvimento sustentável e do combate à pobreza, e a estrutura de governança institucional para o desenvolvimento sustentável. A participação da juventude no processo de mobilização para a Rio + 20 e a Cúpula dos Povos está sendo coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude, órgão ligado ao Governo Federal, em parceria com os organismos de juventude nos estados e municípios.

 

Em Corumbá, a Gerência de Juventude acumula experiências com a consulta aos jovens desde 2008, nas Conferencias Livres e Municipal de Juventude, que teve sua segunda edição no ano de 2011. “Desta vez o foco está voltado para o meio ambiente. A participação da juventude pantaneira neste debate é fundamental para uma discussão ampla e profunda por parte das nações que participarão da RIO + 20”, observou Cavasana.

 

Projovem Urbano

 

O gerente lembra que, por orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), durante a ação Prefeito Presente, estarão sendo recebidas inscrições para o Projovem Urbano que foram prorrogadas até o dia 15 de junho.

 

O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria de Educação, e as vagas estão sendo ofertadas para um núcleo que vai funcionar na Escola Municipal Ângela Maria Perez.

 

É voltado para jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o Ensino Fundamental. O Projovem Urbano é uma realização do Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Corumbá.