Comissão vai elaborar plano de carreira para Assistentes Sociais

No prazo de 90 dias deve ser instituído o Plano de Cargos e Carreiras da Assistência Social. A novidade foi anunciada na manhã desta terça-feira (15) pelo secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Cavassa, durante evento que comemora o dia desses profissionais, cujo objetivo é efetivar os diretos da população e das políticas sociais.

 

Na presença dos assistentes sociais de Corumbá e Ladário, Haroldo leu o projeto de lei nº 1.045, de 15 de maio de 2012, que cria a comissão para a elaboração do projeto da carreira de Gestão de Ações em Assistência Social e Cidadania. O documento foi assinado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

 

“É uma conquista. A categoria estava pleiteando por esse projeto inclusive em nível nacional. Hoje o nosso município é um dos primeiros de Mato Grosso do Sul a implementá-lo efetivamente”, comentou o secretário de Assistência Social e Cidadania.

 

Para ampliar a atuação da Prefeitura de Corumbá, bem como das políticas sociais, Haroldo adiantou que em breve será feita a convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público 2011. Segundo ele, a partir dessa etapa, a rede poderá trabalhar ainda mais de forma integrada, com profissionais específicos em cada área de atuação.

 

Assistência 

 

Haroldo explicou que Corumbá segue os padrões estabelecidos em nível nacional. “Estamos com uma política implementada no município observando fielmente e visando o que preceitua a Lei da Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a norma operacional básica do Sistema Único em Assistência Social (SUAS) em nível nacional da rede de assistência social. Observando também as tipificações do decreto instituído pelo Conselho Nacional, que determinou que todos os municípios observassem os profissionais para atuar na área de Assistência Social”, continou.

 

Durante o evento desta terça-feira, que foi realizado no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez e organizado pelos próprios assistentes sociais, houve também uma palestra sobre “A importância do Assistente Social na realidade social contemporânea”, pela assistente social, Wanda Miranda de Britto. Os profissionais de Ladário também participaram da ação comemorativa.

 

Prestigiaram o evento, o prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria, o subsecretário de ações institucionais, Lamartine Figueiredo e representantes dos poderes legislativos de Corumbá e Ladário, sendo eles: Antônio Galã, João Bosco Martins, Carlos Alberto Machado e Helder Botelho.