Capacitação fortalece a Rede de Atendimento à Mulher no Pantanal

‘Violência contra a Mulher’ foi tema de uma capacitação em Corumbá, na manhã desta terça-feira (29), voltada para o fortalecimento da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. O evento foi realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da gerência de Articulação das Políticas Sociais, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, órgão ligado ao Governo do Estado.

 

A capacitação aconteceu no auditório do Fórum da Comarca de Corumbá. Durante o encontro foram discutidos os aspectos jurídicos envolvendo a Lei Maria da Penha e os principais tipos de violência praticados contra a mulher.

 

Para a gerente de Articulação de Políticas para Mulher de Corumbá, Lucinéia Barreto, é fundamemntal um maior entrosamento e engajamento das instituições participantes no combate a este tipo de violência.

 

“Desde a instalação do Centro de Atendimento a Mulher em Situação de Violência, no mês de março, nós estamos buscando fortalecer essa rede, porque com a rede fortalecida e trabalhando de forma integrada com o centro, que oferece o acompanhamento psicossocial e encaminhamento jurídico, nós vamos conseguir amparar a mulher em situação de violência”, observou.

 

Participaram da reunião, representantes das forças policiais (Polícia Militar e Civil), do poder Judiciário, além de integrantes dos programas sociais realizados pela Prefeitura.

 

Centro de Referência

 

Inaugurado em março de 2012, integrando a Semana da Mulher em Corumbá, o Centro de Referência está localizado na Avenida General Rondon, nº. 509, esquina com a Rua Tiradentes. No local, psicólogas e assistentes sociais oferecem atendimento psicossocial às vitimas de violência psicológica, física ou sexual. Os encaminhamentos jurídicos são disponibilizados pela Defensoria Pública, que trabalha em parceria com a Prefeitura.