Alunos da Reme confeccionam painéis sobre educação ambiental

Os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram do desenvolvimento de painéis, fotos e trabalhos em educação ambiental, que foram expostos na quinta-feira (10), no Centro de Convenções Miguel Goméz. O evento teve com perspectiva a sustentabilidade ambiental, ecológica, social, ética, cultural, econômica, espacial e política ao desenvolvimento do país, buscando o envolvimento e a participação social na proteção, recuperação e melhorias das condições ambientais e de qualidade de vida.

 

O trabalho foi desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental idealizado pela Universidade Federal do Paraná em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Contou com a participação de 40 profissionais da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, representando 11 unidades escolares entre urbanas e do campo, envolvendo mais de 400 alunos. Faz parte das ações estratégicas para preservação ambiental, passando inclusive pela redução da mortandade de animais silvestres no trecho pantaneiro da BR 262, que está em obras.

 

A Secretaria Municipal de Educação de Corumbá cumpriu papel de fortalecimento e contribuiu com inúmeras ações que permearam as propostas e programas de sustentabilidade ambiental. As primeiras oficinas foram realizadas em fevereiro, como parte do Programa de Educação Ambiental nas cidades de Miranda, Anastácio e Corumbá.

 

A professora Christiane Gioppo, da Universidade Federal do Paraná, responsável pelas oficinas, utilizou como estratégia, trabalhar com uma entidade do folclore brasileiro que é o Saci e as histórias construídas pelos alunos de Corumbá tiveram como realidade questões do Pantanal e juntos subsidiaram um manual de boas práticas que foram editadas pelas instituições.