Solenidade marca posse de novo comandante do 6º Distrito Naval

Solenidade militar na manhã desta terça-feira (24) marcou a passagem de comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, localizado em Ladário, para o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo. O posto antes era ocupado pelo também contra-almirante Márcio Ferreira de Melo. A cerimônia foi presidida pelo comandante de Operações Navais e diretor Geral de Navegações, almirante-de-esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld.

O contra-almirante Marcio Ferreira de Melo foi transferido para o Rio de Janeiro, onde vai atuar no Comando da 1ª Divisão de Esquadra ComDiv-1. Em seu discurso de despedida, destacou as ações militares e sociais desenvolvidas pela Marinha na região e também as amizades que fez durante o período que esteve na cidade. O novo comandante da unidade da Marinha sediada em Ladário, contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, ressaltou a importância da região, que faz fronteira com a Bolívia e possui importante hidrovia, a Paraguai-Paraná.

A cerimônia foi realizada no 6º Distrito Naval e contou com a presença de autoridades civis, militares, entre eles o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e de Ladário, José Antonio Assad e Faria (PT). O chefe do Executivo corumbaense aproveitou a solenidade para se despedir de Marcio Ferreira de Melo e dar as boas-vindas ao novo comandante, contra-almirante Dibo.

O Comando do Sexto Distrito Naval é uma Organização Militar da Marinha do Brasil, localizada na Região Centro Oeste do País, englobando uma faixa de fronteira em área considerada indispensável para a Segurança Nacional. Tem jurisdição sobre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a ação de presença constante de suas Forças Operativas se constitui num importante e necessário fator de segurança, principalmente nas regiões de fronteira com a Bolívia e Paraguai.