Ruiter: Saúde de Corumbá avança para se tornar referência regional

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) reuniu-se na tarde desta quinta-feira (22) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília (DF), para tratar de diversos pleitos de Corumbá na área, com destaque para o projeto de tornar o município referência regional em média e alta complexidade. Conforme ele, a proposta já foi referendada por um conselho tripartite do ministério e a cidade está muito próxima de ser considerada macrorregião e receber os investimentos necessários para colocar-se em condições de prestar inúmeros serviços que hoje só são oferecidos em Campo Grande, podendo atender diversos municípios do entorno, inclusive da Bolívia.

Ruiter reuniu-se ainda com técnicos do ministério para tratar da liberação de recursos para diversos projetos em saúde e que demandam muito empenho do Município. Entre eles, propostas para construção de unidades de saúde e para equipar as redes de alta e média complexidade. "Seguimos com a política de percorrer os ministérios e acompanhar o desenrolar de nossos projetos em Brasília. Assim, já levamos muitos recursos para Corumbá e conseguiremos muitos outros. O ministro Padilha tem sido um parceiro fundamental nesta tarefa", observou. O secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, e a subsecretária de Saúde, Maria Antonieta Sabatel, também participaram da agenda.

Um dos resultados mais importantes das agendas do prefeito em Brasília foi a autorização, no final de 2011, da liberação de R$ 1,2 milhão para a construção de uma Unidade Fluvial de Saúde, que vai atender as famílias ribeirinhas do Pantanal corumbaense. A embarcação contará com toda a estrutura para atender mais de 3 mil pessoas, com consultórios médico, odontológico e de enfermagem, ambiente para armazenamento e oferta de medicamentos, laboratório, sala de vacina, banheiros, sala para outros procedimentos ambulatoriais, cozinha e cabines com leitos em quantidade suficiente para abrigar a tripulação. A cidade será a primeira de Mato Grosso do Sul a receber o benefício.

Outra importante conquista, conforme Ruiter, foi o credenciamento do setor de oncologia do Hospital de Caridade de Corumbá pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também no final de 2011. A portaria nº 652, assinada pelo secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, habilitou o Centro de Oncologia Dr. Hugo Costa como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Para o prefeito, a medida viabiliza a implantação de outros serviços de média e alta complexidade no maior hospital da região pantaneira. A partir do credenciamento, o Ministério da Saúde assumiu o custeio do serviço, possibilitando investimento do Município em outras áreas.