Ruiter mantém parceria com Ibama e cidade prepara nova Brigada

Corumbá abre na segunda-feira (09), o processo seletivo para formação de uma nova brigada para prevenção e combate a incêndios florestais na região pantaneira. O assunto foi tratado no início da noite de quarta-feira(04) entre o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e o superintendente substituto do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Estado de Mato Grosso do Sul, Márcio Ferreira Yule, quando foi oficializada nova parceria entre o Município e o Ibama, para implantação da Brigada PrevFogo na Cidade Branca.

"Estamos mantendo uma parceria importante para prevenir e combater os incêndios no nosso Pantanal, que nos causam grandes preocupações", disse o prefeito, já colocando a estrutura da Administração Municipal à disposição do Ibama, no sentido de "minimizar o máximo possível, os desastres causados pelos incêndios florestais em nossa região". O encontro teve também participação da diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário da Prefeitura, Luciene Deová de Souza, e do Tenente Coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros de Corumbá que será sede da brigada.

Na oportunidade, Márcio Yule informou que, este ano, a Brigada PrevFogo ficará bem mais próxima do Corpo de Bombeiros. A equipe, conforme ele, será destacada no próprio quartel do 3º Grupamento. E é o fortalecimento desta parceria com os militares que o prefeito Ruiter Cunha prega. Ele lembra a importância dos bombeiros e dos próprios militares do Exército, Marinha e da Aeronáutica, nas ações na região, observando que todos serão importantes também nos combates a incêndios florestais. A Aeronáutica já disponibilizou aeronaves de grande porte para combater os incêndios, fato comemorado por Ruiter e Yule.

Brigadistas

O novo grupo começa ser formado a partir de segunda-feira. No encontro que aconteceu no gabinete, Yule entregou uma cópia do edital de abertura do processo ao prefeito. As inscrições vão acontecer no período de 09 a 27 de abril. O curso está programado para o período de 21 a 25 de maio. Os trâmites legais terão sequência em junho, inclusive com a oficialização da contratação dos 29 brigadistas que, em julho, iniciam seus trabalhos na região.

A contratação dos brigadistas será por seis meses, de junho a dezembro. Yule informou que, este ano, será feita contratação de um Brigadista Chefe de Brigada, e quatro Brigadistas Chefes de Esquadrão. "Queremos que estes cargos sejam ocupados por militares da reserva, que será de extrema importância para o funcionamento da Brigada PrevFogo", explicou. Outra ideia será estabelecer uma parceria com as autoridades bolivianas visando capacitação de pessoas daquele país para combater incêndios florestais, como também disponibilização de equipamentos.