Programa consolida políticas públicas de inclusão desportiva

"Foi um momento muito esperado. É a continuidade de um processo iniciado em 2005 e que tem se consolidado desde então. Hoje, graças a essa iniciativa, nossos atletas têm condições de crescer, se desenvolver e levar o nome de Corumbá por todo o País e, porque não, até fora dele". Assim o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney Miranda Júnior, classificou o programa Talento Esportivo Corumbaense, lançado nesta quarta-feira (18) no Centro de Convenções do Pantanal.

Defendendo a bandeira de que investir na prática esportiva é proporcionar melhor qualidade de vida à população, Miranda apontou o programa como um marco na história recente da região. "O Talento Esportivo vai fornecer subsídio para que nossos atletas continuem se aprimorando, investindo em melhores equipamentos, em uma dieta mais equilibrada e participando das competições importantes dentro de cada modalidade. Sem dúvida, grandes resultados virão com o tempo", continuou.

Durante a solenidade de lançamento do programa, a professora Mônica Philbois, técnica da equipe de natação do Corumbaense Futebol Clube e do Geração Olímpica – programa também implementado pela Prefeitura, onde alunos de rede regular de ensino participam de modalidades esportivas quando não estão em aula – ressaltou a iniciativa do Poder Público. "É uma satisfação enorme vivenciar este momento, tanto com treinadora quanto como atleta que fui e continuo sendo", comentou.

Com a experiência de quem participou de várias competições nacionais e internacionais, Mônica apontou o apoio como um dos pilares na formação de atletas de ponta. "O esporte não faz um campeão. A disciplina, a vontade de viver, de treinar, a gana por bons resultados e o incentivo. Isso sim faz um vencedor". O presidente da Federação de Futsal de Mato Grosso do Sul, Renê Saueia Martinez, também elogiou o projeto corumbaense, o primeiro implantado no interior do Estado.

"Poder participar deste lançamento é prestigiar a história do esporte em Corumbá. Estou à frente da FFSMS há algum tempo, vi a inauguração do Ginásio Poliesportivo no governo do (Pedro) Pedrossian e posso afirmar, seguramente, que nunca vi um investimento tão grande no esporte como tem sido feito por esta administração", disse, aconselhando os atletas incluídos no Talento Esportivo a valorizarem a oportunidade que estão recebendo.

"Carreguem com orgulho a bandeira do município de Corumbá. Onde estiverem, digam com orgulho que são pantaneiros, que são corumbaenses". Representando o Poder Legislativo, o vereador João Bosco da Silva e Souza (PT) parabenizou a administração pela iniciativa. "Temos que aplaudir mais essa iniciativa inédita em todo o interior do Mato Grosso do Sul. Corumbá mais uma vez está na vanguarda das políticas públicas de inclusão social", destacou.

Para o deputado estadual Paulo Duarte (PT), que representou o Poder Legislativo Estadual no evento, financiar o surgimento de atletas é investir em uma sociedade mais justa e saudável. O parlamentar enfatizou também que o esporte é um importante instrumento de formação social. "Vocês que hoje são atletas, independente do que vai acontecer na vida de cada um, curtam este momento e levem o nome da nossa cidade por onde estiverem", concluiu.