Povo das Águas atende moradores do Castelo e Paraguai Mirim hoje

A Prefeitura de Corumbá atende as comunidades do Castelo e do Paraguai Mirim nesta terça-feira (24), durante a 17ª edição do Programa Social Povo das Águas, idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), em atendimento às famílias ribeirinhas que residem em regiões de difícil acesso. A ação foi iniciada na segunda-feira (23), no Porto Maracangalha, região de São Domingos, e vai até o final da semana.

Nesta terça os serviços serão disponibilizados no Porto do Zequinha, no Castelo, das 8h às 12 horas, e na Ilha Verde (Porto Laranjeira), no Paraguai Mirim, das 14h às 17 horas. Além dos serviços médicos, odontológicos, sociais e educacionais, a Prefeitura está disponibilizando também atividades fisioterápicas em atendimento àquelas pessoas com problemas principalmente de coluna, devido as longas horas navegando em pequenas embarcações, pelo Rio Paraguai.

Na quarta-feira (25), a ação será na extensão da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, no Paraguai Mirim. Neste dia serão assistidos os ribeirinhos cadastrados na região do São Francisco, Bonfim, Mato Grande e Porto Chané. Na quinta (26) o atendimento será na extensão São Lourenço da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, destinado às famílias da região do Amolar e da Barra do São Lourenço.

Na sexta-feira (27) os trabalhos continuam na Barra do São Lourenço, quando serão atendidas as comunidades mais isoladas do alto Pantanal. O último porto visitado será o Novo Horizonte, cerca de 100 quilômetros distantes da sede da escola. No sábado, quando o barco estiver retornando a Corumbá, serão atendidas as famílias que vivem no Tuiuiú, Piuval, e Capim Gordura.

A ação é coordenada pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais que, para as crianças, está levando ainda brinquedos, doados pela Receita Federal, e doces. As secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Educação, a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário e a Defesa Civil também participam do programa.