Pioneiro no MS, Talento Esportivo valoriza atletas de Corumbá

Permitir o desenvolvimento de atletas da região e formar cidadãos de bem, conscientes de seu papel social e preparados para enfrentar momentos de adversidades. São esses os objetivos do Programa Talento Esportivo Corumbaense, lançado oficialmente nesta quarta-feira (18) no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. Neste primeiro ano, foram selecionados 21 atletas e seis equipes de modalidades coletivas que receberão, mensalmente, auxílio financeiro da Prefeitura de Corumbá. A bolsa atleta vai permitir que competidores se dediquem à atividade esportiva e participem de competições estaduais, nacionais e até internacionais.

"Esse é um projeto que, há algum tempo, sonhávamos com ele e hoje está se materializando. Fruto de vários debates, reuniões com a comunidade esportiva e também da mobilização da sociedade, que procurou essa possibilidade de dispor de um instrumento para exercitar seu talento", destacou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). O Talento Esportivo, ainda de acordo com o prefeito, resgata mais uma tradição do povo pantaneiro. "Ele é muito calcado na história de Corumbá. Sempre revelamos inúmeros talentos, pessoas que conseguiram se destacar em diversas áreas do esporte e sem qualquer tipo de ajuda. Nossa proposta é potencializar esse talento".

Como o auxílio financeiro mensal, a Prefeitura vai dar condições para que esses atletas despontem em suas modalidades, tornando-se exemplos para as futuras gerações. "Víamos a necessidade do Poder Público se fazer mais presente, de pelo menos garantir uma condição melhor para este atleta poder participar de competições. Com isso criamos a Lei nº 2.229/2011, base desse programa lançado hoje". Outro viés importante do Talento Esportivo Corumbaense é o da inclusão. "Com essa política pública vamos atacar um grande problema que temos na cidade. Ele vai contribuir muito para afastar nossos jovens da criminalidade, dos perigos do vício e da ociosidade", explicou Ruiter.

Para o prefeito, o programa complementa várias outras ações desenvolvidas no município ao longo dos últimos sete anos. Em Mato Grosso do Sul, só Campo Grande tem outro projeto semelhante. "Ficamos felizes porque isso demonstra que Corumbá está indo ao encontro das inspirações e anseios da nossa comunidade, principalmente dando oportunidade para que essas pessoas sejam no futuro cidadãos de bem, que possam contribuir com uma sociedade melhor em nossa cidade, reconhecendo e dando oportunidade para esses jovens serem destaque nas modalidades esportivas em que tem aptidões".