Pedido de plantio de muda de árvore pode ser feito por telefone

Além de substituir árvores condenadas existentes na cidade, a Prefeitura de Corumbá vai também atender solicitação da população que deseja plantar uma árvore em frente de casa. O trabalho faz parte do projeto Corumbá mais Verde e o pedido pode ser feito pelo telefone 3907-5342. A partir desse contato, a Funterra encaminha um técnico para analisar as características do local e definir qual a espécie ideal que deve ser plantada, principalmente se no local há rede de energia elétrica.

É o que informa a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luciene Deová, observando que, "neste caso, temos que plantar uma árvore de pequeno porte para evitar problemas no futuro". Na visita, além de escolher a espécie apropriada, são observados outros detalhes como rede de energia aérea, espaço, edificações próximas, entre outros quesitos. Somente após isto é autorizado o plantio, sem cobrança de qualquer tipo de taxa.

Luciene explica que a única exigência é que o morador "adote a árvore" plantada, cuidando bem dela. "Isto é de extrema importância. O nosso maior problema tem sido depredação. Grande parte das árvores plantadas até hoje, dentro do projeto Corumbá mais Verde, não sobreviveu. A própria população arrancou. Por isso é importante que o morador cuide".

Ela solicita que a população corumbaense siga o exemplo dos moradores e comerciantes da Rua Delamare, entre a Quinze de Novembro e Sete de Setembro. A Prefeitura plantou mudas de Patas de Vaca, atendendo pedido feito por meio de um abaixo-assinado, encabeçado por Augusta Inês Santa Lucci Rettore. Hoje, o trecho é um dos mais arborizados da área central da cidade, disputado pelos motoristas, graças à sombra proporcionada pelas árvores que, até hoje, ainda são cuidadas pela comunidade local.