Novo veículo vai melhorar atendimento da Saúde na zona rural

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entregou nesta segunda-feira (02) a caminhonete Ford F-250 que vai atender a equipe da Estratégia de Saúde da Família do Taquaral. O veículo foi adquirido com recursos próprios do Município e tem capacidade para acomodar até oito pessoas, além de equipamentos e medicamentos. "É um instrumento que vai qualificar o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde na zona rural da nossa cidade", afirmou o prefeito.

A Estratégia de Saúde da Família Taquaral atende aproximadamente três mil pessoas que residem nos assentamentos Taquaral, Tamarineiro II Sul, Tamarineiro I e no Paiolzinho. Nas três primeiras localidades, a população e os profissionais da Saúde dispõem de Unidades de Saúde preparadas para oferecer atendimento médico e odontológico. No Paiolzinho, as visitas são domiciliares, uma vez por semana, sempre às quintas-feiras.

"Esse novo veículo vai possibilitar que a equipe vá completa para zona rural. Antes, para isso, precisávamos do apoio da Secretaria de Educação. A condução melhora também a questão da segurança no deslocamento dos profissionais", comentou o médico Luiz Otávio Pereira da Cunha. Além dele, a equipe da Prefeitura ainda conta com um dentista, um enfermeiro, um auxiliar odontológico e duas auxiliares de enfermagem.

"Esse carro vai, com certeza, melhorar o atendimento na nossa região", afirmou Epifânio Lossa, representante do assentamento Taquaral, que aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Ruiter pelos investimentos realizados na zona rural da cidade. "Muita coisa tem melhorado e esperamos que continue assim", complementou a liderança comunitária.

Melhoria

Para o secretário de Saúde, Lauther da Silva Serra, o veículo "vai permitir melhoria sensível no atendimento de toda a região, inclusive com maior agilidade, devido às condições desse novo veículo". Segundo ele, o carro atual não reúne condições de atender a demanda, mesmo porque transporta cinco pessoas e a equipe conta com seis. Responsável pela área de Atenção em Saúde do Município, Eduardo Lasmar Pacheco, também comemorou a aquisição.

Responsável pela Estratégia de Saúde da Família em Corumbá, ele destacou que o automóvel ideal para atender as necessidades dos pequenos produtores rurais dos assentamentos corumbaenses. "Além de ser um veículo maior, com capacidade para transportar oito pessoas, é próprio para a região, com tração nas quatro rodas, além de ser um carro alto, o que facilita trafegar pelas estradas rurais", completou o médico.