Famílias da Cervejaria participam de sorteio do PAC Casa Nova

As famílias que residem em situação precária no Bairro da Cervejaria participaram na manhã desta quarta-feira (25) do sorteio de endereços de suas novas moradias no conjunto habitacional que a Prefeitura de Corumbá construiu no Bairro Guatós, parte alta da cidade, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). Foi durante uma reunião com a equipe técnica social do PAC, ligada à Subsecretaria de Habitação e Regularização Fundiária, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. O reassentamento está programado para acontecer em junho, logo após a conclusão das obras de ampliação das redes de água e esgotamento sanitário.

O sorteio fez parte da última etapa do processo que prevê reassentamento de mais 460 famílias no conjunto, conhecido como PAC Casa Nova. Da Cervejaria são 105 famílias que, nesta manhã, participaram da reunião no Espaço Educacional, quando receberam orientações sobre documentos que deverão apresentar para agilizar a assinatura do contrato de concessão do direito real de uso. "Tudo já está encaminhado, inclusive com o sorteio que permite a estas famílias, conhecer os endereços das futuras moradias", disse a coordenadora técnica social do PAC, Luciane Andreata de Castro.

O processo foi iniciado pelo Bairro da Cervejaria e, durante o mês de maio, vai atender as famílias beneficiadas das alamedas Vulcano e Hawai; dos bairros Beira Rio, Generoso e Tiradentes, além dos morros do Cruzeiro, Formiga e Bandeira. As duas próximas reuniões serão nos dias 07 e 08 com 47 famílias beneficiadas da Alameda Vulcano e 91 do Bairro Beira Rio. A coordenadora adiantou que, na oportunidade, serão marcadas as datas das reuniões com as outras famílias beneficiadas, 53 do Generoso, 28 da Alameda Hawai, 35 do Tiradentes e 101 da região de morraria.

"Além da documentação, estamos também tratando com eles como será feita a vistoria das casas e até mesmo a mudança para o conjunto", reforçou Liuciane Andreata, lembrando que a orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) é que todo o processo esteja concluído até junho, para que os beneficiados possam ser reassentados nas novas casas tão logo a Sanesul entregue as obras de água e esgoto. "Já estamos tomando todas as providências e no sorteio, procuramos manter os laços de convivência, com todos morando próximos, em uma mesma quadra. O sorteio foi só da casa", comentou.

Casa própria

Evenina Santana Ramires, 57 anos, da Alameda Cacimba da Saúde, 333, no Bairro da Cervejaria, chegou cedo ao Espaço Educacional. Ouviu atentamente as orientações das técnicas e comemorou quando foi chamada para participar do sorteio. Fez pose para fotografias e afirmou que está realizando o sonho da casa própria. "Moro de favor na casa da sogra. É uma situação difícil. Se chover em Ladário, já pinga dentro de casa. Para mim vai ser bem melhor. Vou morar no que é nosso", ressaltou.