Exército celebra 364 anos com conquistas na região pantaneira

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou nesta quinta-feira (19), das comemorações do Dia do Exército Brasileiro em Corumbá, principal cidade da região pantaneira. A solenidade aconteceu no 17º Batalhão de Fronteira, e foi comandada pelo general de brigada Carlos dos Santos Sardinha, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. O ato marcou as celebrações dos 364 anos de existência da instituição, apontada pelo chefe do executivo corumbaense como de enorme importância para garantia da soberania nacional na fronteira oeste, mas também pelos relevantes serviços prestados à população, principalmente nas ações sociais, de saúde e na educação.

"Uma data importante que deve ser reverenciada por todo o povo brasileiro, especialmente nós, corumbaenses, pantaneiros, que temos no Exército, um grande aliado, parceiro, que tem contribuído bastante para o nosso desenvolvimento", destacou Ruiter, para lembrar que, além salvaguardar a fronteira oeste brasileira, proteger a natureza exuberante pantaneira, "contribui para a formação cidadã do povo corumbaense e de toda a região". O prefeito enfatizou que Corumbá tem muito a agradecer ao Exército. Segundo ele, a história da cidade está intimamente ligada à presença das forças militares, e que por isso mesmo, o 19 de abril é sempre reverenciado e cultuado no município.

Para Ruiter, o Exército tem uma forte relação de integração com a sociedade civil local, participando de forma ativa de ações importantes. "É nosso parceiro nas ações voltadas para a saúde da população, atuando de forma decisiva na prevenção e combate de doenças endêmicas, principalmente, mas também em outras áreas", acentuou. Ruiter referiu-se especialmente às atuações em ações sociais e educativas, como o projeto Brigada Amiga, lançado pelo general de brigada Carlos dos Santos Sardinha, em setembro de 2011, e que em um primeiro momento, atendeu a comunidade do Bairro da Cervejaria.

Homenagens

Os 364 anos do Exército Brasileiro comemorados esta manhã na cidade, marcaram também homenagens a militares que se destacaram no cumprimento de suas funções. Entre os condecorados, o contra almirante Márcio Ferreira de Mello, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, que foi promovido pela presidente Dilma Roussef ao grau de Comendador no Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Militar, a mais alta condecoração do Exército Brasileiro.

O general de brigada Carlos dos Santos Sardinha elogiou o contra almirante, afirmando ter sido "uma honra" trabalhar ao seu lado na região, e que Ferreira de Mello foi um grande parceiro do Exército desde que assumiu o comando do Distrito Naval da Marinha do Brasil. O contra almirante deixa o cargo no dia 24 e em seu lugar assume o contra almirante Rodolfo Frederico Dibo, que também participou da solenidade desta manhã, juntamente com o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e o tenente coronel João Roberto Andrade de Jesus Ferreira, comandante do 17º Batalhão de Fronteira.

O comandante da 18ª Brigada lembrou as palavras do comandante do Exército, general de Exército Enzo Martins Peri, na Ordem do Dia. Agradeceu todos os militares, "homens e mulheres que cumprem seus deveres". Segundo ele, não são somente os que estão na ativa hoje, mas também os militares mortos e os da reserva, que fizeram com que a instituição tenha conquistado elevado e sólido índice de confiança da sociedade brasileira, como citou o comandante do Exército Brasileiro em seu discurso.

Previu um futuro melhor ainda com a consolidação do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa, que está sendo articulado pelo Ministério da Defesa, planejamento que permitirá a implantação definitiva dos Projetos Estratégicos do Exército, indutores do Processo de Transformação das Forças Armadas. Concluiu elogiando todos os integrantes da instituição, "pessoas preparadas, capazes de respaldar as decisões soberanas do nosso País".