Escolas da Reme elegem representantes de grêmio estudantil dia 20

Será realizada no dia 20 de abril a eleição dos representantes dos grêmios estudantis das escolas da Rede Municipal de Ensino. Após um período de panfletagem e campanhas por parte dos alunos de 5ª à 9ª série, serão eleitos os candidatos de cada unidade escolar. O objetivo dessa ação é identificar lideranças que terão a responsabilidade de representar os interesses dos estudantes. A iniciativa é realizada pela secretaria municipal de Educação, em parceria com a gerência de ações para Juventude.

Desde março, a secretaria de Educação começou o processo de implantação dos grêmios estudantis, por meio de apresentações das propostas aos gestores escolares e posteriormente reuniões com coordenadores, educadores, representantes da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Colegiado Escolar de cada unidade da Reme. A intenção é identificar lideranças para a criação da comissão organizadora eleitoral e, sobretudo, perceber a motivação dos estudantes frente a essa nova perspectiva.

O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes, tendo como principal objetivo a participação dos alunos nas atividades da escola, permitindo uma atuação mais ativa na gestão, bem como na sociedade em que estão inseridos. Dessa forma, passam a valorizar mais a educação, desenvolvem o sentimento de pertencimento à escola e fortalecem o vínculo com a comunidade.