Eleições de grêmios estudantis mobilizam escola da Rede Municipal

Todas as escolas de Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá realizam nesta sexta-feira (20) a eleição de seus grêmios estudantis. A proposta é mobilizar a classe estudantil e identificar lideranças que terão a responsabilidade de representar e defender os interesses da comunidade escolar. "Os grêmios são importantes mecanismos de formação social, além de serem uma forma de estimular os estudantes a participarem das discussões sobre o cotidiano escolar", explicou o gerente de Ações para Juventude, Márcio Cavasana.

A formação dos grêmios é um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. "Esse é o primeiro passo para a reestruturação da União Corumbaense dos Estudantes (UCE), entidade que já teve muita representatividade na sociedade", complementou Cavasana. Homologado o resultado das eleições, os vencedores – escolhidos por voto direto e secreto – participarão de um curso sobre formação gremista. A atividade está marcada para o próximo dia 25, às 15h30, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

"A capacitação será voltada para alunos, diretores e coordenadores da Rede Municipal", explicou o secretário de educação, Hélio de Lima. O processo de implantação dos grêmios estudantis começou em março, por meio de apresentações das propostas aos gestores escolares e reuniões com coordenadores, educadores, representantes da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Colegiado Escolar de cada unidade da Reme. "Consolidados, os grêmios também servirão de exemplos para as unidades escolares da rede Estadual e Particular de ensino se juntem nesse processo social", reforçou Hélio.

Previsto no calendário letivo da Rede Municipal de Ensino, o dia da eleição gremista alterou a rotina escolar nas unidades de ensino de Corumbá. "Essa é a primeira vez que eu voto. Achei muito bom poder escolher um colega para me representar", afirmou Luan Henrique, de 10 anos, aluno da 6ª Série da Escola Municipal Cássio Leite de Barros. Mesmo com o pleito, as aulas ocorreram normalmente, tanto no período matutino quanto no vespertino.

O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes, tendo como principal objetivo a participação dos alunos nas atividades da escola, permitindo uma atuação mais ativa na gestão, bem como na sociedade em que estão inseridos. Dessa forma, passam a valorizar mais a educação, desenvolvem o sentimento de pertencimento à escola e fortalecem o vínculo com a comunidade.