Corumbá recebe o prêmio Brasil Sorridente no próximo sábado

Corumbá recebe oficialmente neste sábado (14) o prêmio "Brasil Sorridente 2012", concedido pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, em parceria com o Ministério da Saúde e a empresa de equipamentos odontológicos Dabi Atlante. O município pantaneiro foi eleito o melhor programa de saúde bucal do Brasil entre as cidades entre 50 a 300 mil habitantes. A premiação dos vencedores será realizada no Rio de Janeiro, em evento do Conselho Federal de Odontologia que marca os 48 anos da autarquia e dos conselhos regionais.

Na categoria das cidades com até 50 mil habitantes a vencedora foi Itanhandu (MG) e Curitiba (PR) a escolhida entre os municípios com mais de 300 mil moradores. A cidade pantaneira foi eleita após reunião da Comissão para Análise dos Municípios Candidatos ao Prêmio Brasil Sorridente do CFO, que avaliou criteriosamente os documentos entregues pelos Conselhos Regionais de Odontologia. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participa, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, o coordenador geral de Saúde Bucal, Zacaria Omar e as chefias de atenção básica e de atenção especializada em saúde bucal, da solenidade de entrega do prêmio.

O "Brasil Sorridente" é concedido desde 2005 aos municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Os critérios de avaliação são: maior percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde; existência do Fundo Municipal de Saúde (FMS); comprovação de efetiva implantação e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde (CMS); existência de uma coordenação municipal de saúde bucal e de um programa de monitoramento e avaliação das ações de saúde bucal.

Corumbá foi classificado em 1º lugar no ranking dos municípios nacionais, apontado como o melhor município nacional em termos de ações e políticas públicas em Saúde Bucal, destacando-se como vencedor na categoria entre 50 e 300 mil habitantes. "É um prêmio nacional que faz de Corumbá, uma referência para o país no atendimento em saúde bucal", comemorou o coordenador Zacaria Omar.

"É uma conquista de toda a população corumbaense, que recebe atendimento odontológico de qualidade e uma assistência de larga abrangência", continuou. Entre as políticas públicas que fizeram Corumbá se destacar entre os municípios brasileiros e assim receber o título nacional estão os programas preventivos, tais como: ações de escovação, aplicação de flúor e educação em saúde implantadas nas escolas, programa Dentista Intinerante e ações para prevenção e detecção do câncer de boca.

A atenção dada pela coordenação de saúde bucal de Corumbá também passa pelas capacitações permanentes e periódicas as quais os cirurgiões-dentistas e auxiliares da rede passam constantemente. "O prefeito Ruiter vem implementando respeitáveis ações no sentido de qualificar cada vez mais a Saúde Bucal no município", lembrou Zacaria.

Os investimentos em estrutura e equipamentos de qualidade fizeram com que a cidade pudesse ter condições de atender os pacientes de forma positiva. Atualmente, a população conta com os seguintes locais e serviços na área de saúde bucal: Plantão odontológico no Pronto-Socorro Municipal; atendimento buço-maxilo facial no Hospital de Corumbá; consultório no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); atendimento ambulatorial e hospitalar para pessoas com deficiências; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que atende de segunda à sábado; quatro pólos de atendimentos odontopediátricos e atendimento odontológico ao DST/AIDS.

Trabalho em equipe

Para o prefeito Ruiter o prêmio reflete o trabalho realizado pela equipe da coordenação em saúde bucal do Município. Segundo Ruiter, desde o início de sua primeira gestão a Prefeitura busca parcerias para ampliar o atendimento da odontologia em Corumbá e após o reconhecimento nacional fica o desafio de manter a posição dentre as melhores gestões públicas em saúde bucal no país. "É um desafio para a equipe toda e vai servir de estímulo para que cada dia mais nós possamos superar dificuldades e proporcionar resultados positivos para a nossa sociedade", observou.