Corumbá realiza gincana para mobilizar população contra dengue

Mobilizar a população corumbaense para uma grande ação em toda a área urbana, é o que pretende a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Corumbá com a realização de uma gincana com participação das comunidades de todos os bairros, na luta contra a dengue na cidade. A proposta será finalizada nesta terça-feira (24), durante uma reunião no auditório da Prefeitura, no Paço Municipal, às 08 horas, com participação de todas as autoridades ligadas ao setor de Saúde Pública, bem como integrantes das associações de moradores, escolas, clubes de serviços, igrejas, instituições assistenciais e até mesmo as escolas de samba que fazem parte da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). A ideia é realizar a gincana entre 25 de abril e 05 de maio.

 

A gincana interbairros será coordenada pela Secretaria de Saúde e vai contar com participação de todas as pastas da administração pública municipal, além dos parceiros que estão colaborando com as ações de prevenção e combate à dengue. Esta ação foi pensada a partir do alto índice de infestação predial na cidade. Conforme o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a cidade apresentou 10% de incidência. Aliado a isto, a Secretaria de Saúde constatou índices de infestação elevadíssimo de 26,67 e 25,63% em Arroyo Concepción e Puerto Quijarro, na Bolívia.

 

A coordenadora-geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, médica veterinária Viviane Ametlla, informou que estes indicadores demonstram a necessidade de uma vigilância epidemiológica compartilhada na região fronteira, já que os limites internacionais não são imperativos de impedimento da circulação do mosquito transmissor da doença. “Objetivando reduzir os índices de infestação predial do mosquito e os números dos casos notificados, é necessário realizar uma ação emergencial nos bairros de Corumbá, e optamos por realizar a gincana interbairros, que iremos detalhar nesta reunião de amanhã”, disse, conclamando a presença de todos.

 

Conforme Viviane, a gincana vai permitir uma grande mobilização social, envolvendo toda a comunidade na eliminação dos focos da doença, por meio da retirada do ambiente, materiais apropriados para proliferação do mosquito Aedes aegypt. “Os índices estão altos em todos os bairros de Corumbá e por isso todos devem participar da gincana, inclusive da reunião desta terça-feira”, conclamou.

 

Antônio Carlos – Assessoria de Comunicação Institucional