CMADIJ ministra capacitação na escola Pedro Paulo de Medeiros

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil (CMADIJ), realiza nesta sexta-feira (20) uma capacitação com os professores da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. O encontro será realizado em dois períodos – das 10h às 12 horas e das 16h às 18 horas – e vai abordar o tema Deficiência Intelectual.

A proposta é identificar as necessidade e dificuldade que os educadores encontram para trabalhar com esses alunos, desde o planejamento, adaptação curricular, acompanhamento e, principalmente, a avaliação desses estudantes e buscar soluções para minimizar o problema. A capacitação será ministrada pela pedagoga Camila Leijoto, técnica do CMAIDIJ.

A deficiência intelectual ou atraso cognitivo é o termo usado quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como a comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. No caso dos estudantes, eles podem precisar de mais tempo para assimilar o conteúdo didático.

É natural que alunos com atraso cognitivo enfrentem dificuldades na escola. No entanto, elas são capazes de aprender, mas necessitarão de mais tempo. Através dessa capacitação, o CMADIJ pretende fazer com que os educadores possam transmitir para os alunos que todos podem se desenvolver intelectualmente, que cada um tem as suas habilidades e competências, desde que se respeite o tempo do aluno.