Cerimônia do “Brasil Sorridente” será transmitida pela internet

A cerimônia de entrega do prêmio "Brasil Sorridente" será transmitida ao vivo pela internet. A solenidade que vai premiar Corumbá como a melhor gestão em saúde bucal do Brasil, entre os municípios de 50 a 300 mil habitantes, será realizada neste sábado (14), às 20 horas, e poderá ser acompanhada pelo site oficial do Conselho Federal de Odontologia (www.cfo.org.br). O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) vai prestigiar o evento juntamente com o secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, o coordenador geral de Saúde Bucal, Zacaria Omar e as chefias de atenção básica e de atenção especializada em saúde bucal.

O "Brasil Sorridente" é concedido desde 2005 aos municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Os critérios de avaliação são: maior percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde; existência do Fundo Municipal de Saúde (FMS); comprovação de efetiva implantação e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde (CMS); existência de uma coordenação municipal de saúde bucal e de um programa de monitoramento e avaliação das ações de saúde bucal.

Na categoria das cidades com até 50 mil habitantes a vencedora foi Itanhandu (MG) e Curitiba (PR) a escolhida entre os municípios com mais de 300 mil moradores. A cidade pantaneira foi eleita após reunião da Comissão para Análise dos Municípios Candidatos ao Prêmio Brasil Sorridente do CFO, que avaliou criteriosamente os documentos entregues pelos Conselhos Regionais de Odontologia.