Brasil Sorridente é reflexo do trabalho da equipe de Saúde Bucal

Melhor gestão em saúde bucal do Brasil entre os municípios com até 300 mil habitantes, Corumbá conta com uma rede ampla e especializada para atender a população que necessita de assistência odontológica. O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Gerência em Saúde Bucal, veio em forma de prêmio nacional, ao conquistar o primeiro lugar no “Brasil Sorridente”, oferecido pelo Conselho Federal de Odontologia. A cerimônia de premiação será neste sábado (14) no Rio de Janeiro-RJ.

Ao longo de sete anos, a Prefeitura de Corumbá transformou, qualificou e ampliou o atendimento odontológico prestado aos munícipes. A rede conta 53 cirurgiões dentistas e 41 auxiliares, possibilitando 1 profissional para cada 1.890 corumbaenses, mais do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. São profissionais que atuam em programas como o Dentista Intinerante, nos consultórios do Cerest (Centro de Referência da Saúde do Trabalhador), Pronto-Socorro Municipal, Hospital de Corumbá, Unidades Básicas de Saúde e Pólos de Atendimento e também para a população ribeirinha, através da ação social Povo das Águas.

Para o coordenador geral de Saúde Bucal de Corumbá, o cirurgião-dentista Zacaria Omar, o reconhecimento nacional está diretamente ligado ao profissionalismo e competência de toda a equipe. “O sucesso conquistado é resultado de um intenso trabalho de equipe, com a soma de imensuráveis dedicações tanto da Secretaria de Saúde como dos profissionais das Unidades de Saúde, que por sua vez, desempenharam um papel fundamental para a incorporação do município como o 1º no ranking nacional”, observou.

Segundo Zacaria, o comprometimento com a qualidade no serviço prestado à população continua o mesmo. “Esse título é um reconhecimento ao trabalho realizado para ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos básicos e especializados, no entanto, vamos continuar investindo e trabalhando na ampliação das ações, adotando políticas publicas mais ousadas e arrojadas”, continuou.

Investimentos que fizeram toda a diferença para que Corumbá se tornasse referência nacional no atendimento odontológico no que se refere à saúde bucal nos municípios entre 50 e até 300 habitantes. “A classificação de Corumbá como o melhor município em termos de políticas e ações em saúde pública odontológica é reflexo de exaustivos investimentos feitos pela prefeitura na área de Saúde Bucal”, destacou reforçando as ações tanto estruturais como na valorização dos profissionais.

Zacaria ressaltou a implantação, pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), do Plano de Cargo e Carreira, reajuste salarial, considerado o melhor do estado e referência nacional, inclusive com incentivos à capacitação. Além disso, visando sanar uma das maiores dificuldades da atenção em saúde bucal, Corumbá foi contemplada pelo Ministério da Saúde com a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo II. (Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; Periodontia especializada; Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; Estomatologia Endodontia; Atendimento a pessoas com deficiência; Prótese; Radiologia; Odontopediatria).

Confira as ações e os programas desenvolvidos em Corumbá:

– Pólos de atendimento odontopediátrico;
– Atendimento Ambulatorial e Hospitalar a pessoa com deficiência;
– Programa Educativo e Preventivo Escolar e Coletivo;
– Programa Dentista Itinerante;
– Envelhecer Sorrindo;
– Atendimento Odontológico Noturno e aos Sábados;
– Plantão Odontológico no Pronto-Socorro Municipal;
– Capacitações permanentes e periódica;
– Atendimento Buco-maxilo-facil hospitalar;