Aprimorando conhecimentos, professores criam grupos de estudo

Professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Municipal de Ensino de Corumbá passarão a fazer encontros mensalmente para debaterem as disciplinas e também as peculiaridades do cotidiano escolar. Os grupos de estudos buscam proporcionar momentos de trocas de experiências e reflexões entre os professores das escolas municipais. O primeiro encontro foi realizado nos dias 19 e 20 de março na escola Pedro Paulo de Medeiros.

Inicialmente, os grupos se concentrarão nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, que coordena a ação, as reuniões serão mensais e deve abranger todas as outras disciplinas que compõem a matriz curricular das séries finais do Ensino Fundamental da Reme, como forma de assessorar o educador nos projetos e ações voltados não somente para as disciplinas que lecionam.

O secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, destacou a importância dos grupos de estudos e fez questão de lembrar que essa formação deve ser contínua. "Permite que o professor se atualize, insira-se no novo mundo, conheça novas técnicas de ensino, troque informações com outros colegas, além de refletir sobre sua prática. Dessa forma, ele divide problemas e encontra soluções", observou.

Para a professora de Matemática Liliane Luzia Campos Marquez, é comum os professores encontrarem várias dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. "A proposta da formação de um grupo de estudos para troca de experiências sobre as práticas docentes e desenvolvimentos de projetos matemáticos dão a nós, docentes, expectativas de que, juntos, poderemos obter sucesso diante de tais problemáticas", frisou.

O foco dos professores de português está na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, por conta do concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. "Saber que teremos momento de estudo, troca de ideias, sempre é muito bom. Gêneros textuais e Olimpíada da Língua Portuguesa são temas interessantes para desenvolvermos um bom trabalho", destacou Nirley Fretis Paz, professora de Língua Portuguesa.