Apresentações marcam Dia Internacional da Dança em Corumbá

Com o corpo em movimento e estabelecendo sua própria dramaturgia e musicalidade, a Oficina de Dança do Pantanal, projeto ligado à Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá, realizou nesta sexta-feira (27) apresentações em comemoração ao Dia Internacional da Dança. A ação aconteceu no Paço Municipal com público formado pelos servidores da Prefeitura de Corumbá. A comemoração contou também com a apresentação da Banda Municipal Manoel Florêncio, que interpretou clássicos da MPB.

Pais de alunos também foram prestigiar os diferentes estilos cuidadosamente interpretados pelos alunos do projeto. Através de movimentos corporais feitos pelos jovens dançarinos, foi possível conhecer mais sobre a arte do movimento e entender a importância dessa iniciativa para a transformação de crianças, jovens e adultos. A secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, elogiou a apresentação e o trabalho desenvolvido por Joilson Cruz, gestor do projeto. “Todos estão de parabéns. Para nós, servidores, é um privilégio prestigiar o excelente trabalho do Joílson junto a esses bailarinos”.

Criada pela Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá em 1999, a Oficina de Dança tem o objetivo de resgatar a cultura pela arte do movimento. O projeto atende 600 crianças, adolescentes, jovens e adultos anualmente. O Dia Internacional da Dança foi instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data faz menção ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno. Entre os objetivos da celebração estão o aumento da atenção à importância da dança entre o público geral e o incentivo aos governos de todo o mundo a fornecer um local próprio para dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.