Semana do Combate à Obesidade mobiliza nove escolas da Reme

Nove escolas da rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá fazem parte da Semana de Combate à Obesidade, que acontece nacionalmente de hoje (05) até o dia 09 de março. Nesta segunda-feira, as ações atenderam os alunos da Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque, Cyríaco de Toledo, Ângela Maria Perez, Fernando de Barros, Luiz Feitosa Rodrigues e Izabel Correa. O secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, participou da atividade, quando destacou a importância de os alunos manterem hábitos saudáveis no cotidiano escolar e familiar.

Nesta terça-feira o Izabel Correa, Cássio Leite de Barros e o Tilma Fernandes discutem o tema crescimento e desenvolvimento corporal. No Cyríaco, a atividade será relacionada a higiene. No dia 07, o Caic recebe a dinâmica sobre crescimento e desenvolvimento corporal. O Ângela Perez o tema será a alimentação saudável, enquanto os estudantes do Luiz Feitosa e Izabel Correa aprenderão sobre saúde sexual e reprodutiva. Na quinta-feira (08) é o Cyríaco quem recebe as ações sobre saúde sexual. O Tilma discute o crescimento e o Luiz Feitosa a diversidade sexual.

No Caic, Fernando de Barros e no Cássio o foco será a alimentação saudável. No encerramento da semana, na sexta-feira, os alunos do Caic aprenderão sobre higiene; do Cássio Leite de barros sobre modos de vida saudável; e no Tilma o assunto é a alimentação. A semana é organizada pelas secretarias de Saúde e Educação. As Unidades Básicas de Saúde da Família Beira Rio, Breno de Medeiros, Ênio Cunha, Popular Velha, São Bartolomeu, Dom Bosco, Pedro Paulo e de Albuquerque participam das ações.

"O município realiza ações do Programa Saúde na Escola desde 2010. Ao longo de todo este tempo, foram desenvolvidas ações de vacinação, taxa de glicemia, hipertensão, DSTs, maturação de órgãos, drogas e álcool", detalhou a coordenadora municipal do programa em Corumbá, Lucimar Cunha Garcia. Em todo Brasil, a Semana de Combate a Obesidade deve atingir mais de 5 milhões de alunos com idade entre 5 e 19 anos que frequentam escolas públicas. Os ministérios da Saúde e da Educação realizam a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a obesidade em crianças e adolescentes.

Profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família, coordenada pelo Ministério da Saúde, farão avaliações nutricionais em estudantes de mais de 22 mil escolas públicas em 1.938 municípios que aderiram à iniciativa de mobilização. Também estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às escolas.

A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos e foi instituída por portaria publicada no Diário Oficial da União. A adesão é voluntária e é uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação desde 2007 e que foi integrado ao Programa Brasil sem Miséria. Neste ano, o tema de trabalho prioritário da Semana será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso. O secretário alerta que é preciso intervir o mais rápido possível nessa realidade.