Saúde inicia novo LIRAa na área urbana de Corumbá nesta sexta

O Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá inicia nesta sexta-feira (23), um novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) na área urbana da cidade. O trabalho serve para detectar a real incidência de infestação predial do mosquito transmissor da dengue, já que o anterior realizado no início do mês, apresentou números considerados falhos por parte do órgão. O trabalho será concluído no sábado e o resultado divulgado no início da outra semana.

O LIRAa realizado no início do mês apresentou incidência de infestação na cidade de 6,8%, semelhante ao ano em que Corumbá viveu uma epidemia de dengue. Foi o maior índice dos últimos três anos, superando 2010 quando, nesta época, já estava com mais de mil casos da doença, dos quais 195 positivos. Agora, em 2012, até a 11ª semana epidemiológica, foram 163 notificações, menor até que 2011, que no mesmo período, estava com 168.

O trabalho será desenvolvido em toda a área urbana de Corumbá, inclusive nos bairros que, pelo levantamento anterior, estavam com índices zerados e, em janeiro, apresentaram números acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, bem como outros que estavam zerados sendo que, em volta, os índices detectados estão alarmantes, casos do Centro II, entre as ruas Antonio Maria e Albuquerque. Ao lado, o Centro I, entre Edu Rocha e Antonio Maria, apresentou 3,9%, e o Universitário 6,0%. Outro é o Beira Rio com 0%, enquanto a Cervejaria está com 12,5% e o Centro I com 3,9%. Citou ainda o Generoso com 0%, contra 3,0% do Dom Bosco, 12,5% da Cervejaria, e 4,5% do Arthur Marinho.