Saúde Bucal de Corumbá ganha prêmio “Brasil Sorridente 2012”

Corumbá tem o melhor programa de saúde bucal do Brasil entre cidades na faixa de 50 mil a 300 mil habitantes. O título veio por meio do concurso Brasil Sorridente, instituído pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, em parceria com o Ministério da Saúde e a empresa de equipamentos odontológicos Dabi Atlante. O município foi escolhido durante reunião realizada nos dias 15 e 16 de março na sede do CFO, no Rio de Janeiro. Além de Corumbá, Itanhandu (MG) venceu na categoria até 50 mil habitantes e Curitiba (PR) foi escolhida entre as cidades com mais de 300 mil moradores.

A cidade pantaneira foi eleita após reunião da Comissão para Análise dos Municípios Candidatos ao Prêmio Brasil Sorridente do CFO, que avaliou criteriosamente os documentos entregues pelos Conselhos Regionais de Odontologia. No dia 14 de abril, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participa, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, e o coordenador geral de Saúde Bucal, Zacaria Omar, da solenidade de entrega do prêmio de melhor gestão em saúde bucal do país, que será realizada no Rio de Janeiro (RJ).

O prêmio "Brasil Sorridente" é concedido desde 2005 aos municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Entre os critérios de avaliação estão: maior percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde; existência do Fundo Municipal de Saúde (FMS); comprovação de efetiva implantação e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde (CMS); existência de uma coordenação municipal de saúde bucal e de um programa de monitoramento e avaliação das ações de saúde bucal.

Corumbá foi classificado em 1º lugar no ranking dos municípios nacionais, apontado como o melhor município nacional em termos de ações e políticas públicas em Saúde Bucal, destacando-se como vencedor na categoria entre 50 e 300 mil habitantes. "É um prêmio nacional que faz de Corumbá, uma referência para o país no atendimento em saúde bucal", comemorou o coordenador Zacaria Omar.

"É uma conquista de toda a população corumbaense, que recebe atendimento odontológico de qualidade e uma assistência de larga abrangência", continuou Zacaria. Entre as políticas públicas que fizeram Corumbá se destacar entre os municípios brasileiros e assim receber o título nacional estão os programas preventivos, são eles: as ações de escovação, aplicação de flúor e educação em saúde implantadas nas escolas, programa Dentista Intinerante e ações para prevenção e detecção do câncer de boca.

A atenção dada pela coordenação de saúde bucal de Corumbá também passa pelas capacitações permanentes e periódicas as quais os cirurgiões-dentistas e auxiliares da rede passam constantemente. "O prefeito Ruiter vem implementando respeitáveis ações no sentido de qualificar cada vez mais suas ações em Saúde Bucal", lembrou Zacaria.

Os investimentos em estrutura e equipamentos de qualidade fizeram com que a cidade pudesse ter condições de atender os pacientes de forma positiva. Atualmente, a população conta com os seguintes locais e serviços na área de saúde bucal: Plantão odontológico no Pronto-Socorro Municipal; atendimento buço-maxilo facial no Hospital de Corumbá; consultório no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); atendimento ambulatorial e hospitalar para pessoas com deficiências; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que atende de segunda à sábado; quatro pólos de atendimentos odontopediátricos e atendimento odontológico ao DST/AIDS. Com informações do Conselho Federal de Odontologia.