Professores participam de capacitação sobre peças teatrais

Oficina de capacitação repassa informações gerais sobre apresentação e montagem de peças teatrais para professores da Rede Municipal de Ensino. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (15) no auditório do Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez. A intenção é preparar os educadores para auxiliar os alunos na elaboração de atividades lúdicas e também dar possibilidades de participação no Festival Estudantil Temático para o Trânsito – Fetran-MS, promovido pela 3ª Superintendência Regional de Política Rodoviária Federal (PRF/MS).

Com foco nas questões ligadas ao trânsito, o festival pretende estimular a produção teatral estudantil e criar condições para que os jovens possam pensar no comportamento de cada um em relação às regras que regem o trânsito de veículos, condutores e pedestres, promovendo assim a educação para o trânsito junto ao público jovem. Ao todo, 15 escolas municipais de Corumbá devem participar do festival nas categorias infantil e infanto-juvenil.

O festival é destinado para estudantes devidamente matriculados no sistema regular de ensino das escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul, exceto das modalidades EJA (Educação de Jovens e Adultos) e profissional/tecnológica. Podem participar também escolas convidadas da Bolívia e do Paraguai. Os trabalhos concorrerão nas categorias: Infantil (Centros de Educação Infantil/Creche níveis de 2 e 3 anos); 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Infantil Juvenil (6º ao 9º ano); Juvenil (1º a 3º ano do Ensino Médio) e Especial (para convidados dos países vizinhos).

Em Corumbá, nos dias 20 e 21 de junho, uma seleção será realizada para escolher os dois melhores espetáculos de cada categoria, que ficarão automaticamente classificados para a etapa final do Fetran/MS, que ocorrerá em Campo Grande nos dias 29 a 31 de outubro e 1º de Novembro em local ainda a ser definido pela organização do evento.

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação é parceira do projeto. Para auxiliar na elaboração dos temas, a capacitação desta quinta foi ministrada aos professores por José Gilberto Rozisca, da Oficina de Dança, com informações sobre artes cênicas. O secretário de Educação, Hélio de Lima, acompanhou a oficina. Logo em seguida, o diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá (Agetrat), Gerson Moraes, fez uma palestra sobre trânsito.