Prêmio para saúde bucal reflete esforço da equipe, diz Ruiter

O programa de saúde bucal de Corumbá agora passa a ser referência para todo o país após ser condecorado com o prêmio "Brasil Sorridente", promovido pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais, em parceria com o Ministério da Saúde a empresa de equipamentos odontológicos Dabi Atlante. O título é o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe da Prefeitura de Corumbá, a partir da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação de Saúde Bucal. No dia 14 de abril, será feita a premiação no Rio de Janeiro-RJ.

Para o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT) o prêmio reflete o trabalho realizado pela equipe da coordenação em saúde bucal do Município. "Quero parabenizar todos os funcionários do setor que se dedicaram e se empenharam, tendo à frente o coordenador Zacaria Omar, que têm mostrado um esforço muito grande no serviço de odontologia no município", disse. Segundo Ruiter, desde o início de sua primeira gestão a Prefeitura busca parcerias para ampliar o atendimento da odontologia em Corumbá.

"Agora fomos coroados com esse grande avanço (prêmio Brasil Sorridente) concedido pelo principal órgão da odontologia no Brasil, que é o Conselho Federal", disse se referindo sobre a importância de Corumbá receber o prêmio de melhor programa de saúde bucal do país entre os municípios entre 50 a 300 mil habitantes e junto de cidades como Curitiba-PR, vencedora na categoria acima de 300 mil. "Vem de encontro ao que nós sempre nos propusemos a fazer que é qualificar, melhorar, ampliar o serviço de assistência social e médica na nossa sociedade e conseguimos conquistar por meio da assistência bucal", continuou.

Para o chefe do Executivo corumbaense, o prêmio deve ser exemplo para as demais áreas da Prefeitura de Corumbá. "Tivemos este passo gigantesco, espero que sirva de estímulo para todas as demais áreas que compõe a saúde do município, que se sintam estimulados a buscar o mesmo resultado, para que nós possamos ser não apenas detentores de prêmios, mas acima de tudo, fornecer e prestar um serviço de qualidade para a nossa comunidade, principal o interesse de nossa gestão", opinou.

Segundo o prefeito, após o reconhecimento nacional fica o desafio de manter a posição dentre as melhores gestões públicas em saúde bucal no país. "É um desafio para a equipe toda e vai servir de estímulo para que cada dia mais nós possamos superar dificuldades e possamos proporcionar resultados positivos para a nossa sociedade", observou. Ruiter em 2009 recebeu o título de Prefeito Amigo da Odontologia. A homenagem foi oferecida pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO)-Seção Pantanal e pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS) durante a terceira Jornada Odontológica de Corumbá.

Brasil Sorridente

Corumbá tem o melhor programa de saúde bucal do Brasil entre as cidades de 50 mil e 300 mil habitantes pelo prêmio "Brasil Sorridente". Os vencedores foram anunciados na tarde dessa terça-feira (20). Além da Cidade Branca, Itanhandu-MG venceu na categoria até 50 mil habitantes e Curitiba (PR) foi escolhida entre as cidades com mais de 300 mil moradores. O título é concedido desde 2005 aos municípios que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Entre os critérios de avaliação estão: maior percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde; existência do Fundo Municipal de Saúde (FMS); comprovação de efetiva implantação e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde (CMS); existência de uma coordenação municipal de saúde bucal e de um programa de monitoramento e avaliação das ações de saúde bucal.

A coordenação em saúde bucal da Prefeitura de Corumbá conta com 53 cirurgiões dentistas e 41 auxiliares, sendo 1 profissional para cada 1.890 habitantes. Somente em 2011, foram mais de 19 mil atendimentos para a população corumbaense no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Além disso, a população conta com atendimentos especializados por meio do programa inédito em Mato Grosso do Sul, por meio do Dentista Intinerante, além de consultórios no Cerest (Centro de Referência da Saúde do Trabalhador), no Pronto-Socorro Municipal, Hospital de Corumbá, Unidades Básicas de Saúde e Pólos de Atendimento e também para a população ribeirinha, através da ação social Povo das Águas.