Prefeitura homenageia mulheres que se destacam em Corumbá

Comemorando o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (08), o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), juntamente com a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, e da gerente de Articulação de Políticas para as Mulheres, Lucinéia Barreto, realizou homenagens para mulheres que se destacam com ações voltadas para o desenvolvimento da cidade. Divididas em várias áreas de atuação, 20 profissionais tiveram o seu esforço diário reconhecido em ato oficial realizado no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Goméz.

Para a Lucinéia Barreto, é possível enumerar diversas melhorias ao longo dos últimos oito anos, mas a luta ainda não acabou. "Em Corumbá tivemos grandes avanços na aplicação das políticas públicas para as mulheres. Apesar disso, temos muitos desafios pela frente. Importante ressaltar que precisamos acabar com a violência, lutar pela valorização no mercado de trabalho e, principalmente, buscar maior participação da mulher na vida pública. Precisamos estar engajadas e buscar atuação em todas as esferas, principalmente no poder Legislativo", opinou.

Para Beatriz Cavassa de Oliveira, que desde 2006 comanda a secretaria especial de Integração das Políticas Sociais, foram oito anos de muito trabalho. "Muito empenho para o fortalecimento do movimento feminista em Corumbá e também para garantir às mulheres corumbaenses reais conquistas em seus direitos", discursou. Ela aproveitou a oportunidade para fazer um pedido: "Deixamos aqui, o encarecido pedido para as aguerridas mulheres da nossa sociedade que avancem, continuem na busca da conquista de um espaço justo e se manifeste todos os dias os direitos de nós, mulheres. A certeza que nos deixa bastante feliz é que estamos deixando base, estrutura, mas acima de tudo, contribuímos para formar uma consciência cidadã", concluiu.

O prefeito Ruiter ressaltou a importância das servidoras públicas, que lotavam o auditório do Centro de Convenções. "Todas as mulheres que trabalham na Prefeitura de Corumbá, que se dedicam em todas as áreas, desde a mais humilde servidora até a mais graduada, entenderam a nossa proposta de fazer uma política diferente, de inclusão da nossa sociedade". Segundo ele, todas foram "importantíssimas, parceiras, esforçadas e tem na sua atuação o sucesso de todos esses avanços que temos conquistado até hoje", complementou.

Homenagens

Foram homenageadas: Viviane Campos Ametlla, na área da Saúde; Edileuza de Barros Peredo, no segmento Transporte Coletivo; Elis Regina Severino, representando a Pesca; Catarina Ramos da Silva, no Artesanato; Rosana Nunes de Cáceres, representando a área de Comunicação; a comerciante Maria Aparecida de Campos Silva; a defensora pública Lídia Helena da Silva, representando a área Jurídica; a guarda municipal Maria José Duarte Campos Correa; Mariluce Pereira Mendes, representando os Programas Sociais do Município.

A servidora pública municipal Lilia Francisca de Queiroz da Silva; Julieta Nemir Marinho, na área Social; a professora Clarice de Jesus Ortiz, da Educação; a pecuarista Ilva Maria Proença Boabaid Rollemberg; a empresária de turismo Odila Maria Silveira Gonçalves; Lenise de Arruda Viégas, pelo setor Industrial; Waléria Cristiane Andrade Leite, representando a Administração Pública; a agente de trânsito Francislene Maria Rodriguez Pereira; a líder comunitária Ivone Torres de Moraes; e a atleta Maria Luciane Rondon. A ex-diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Helena da Costa Urt, falecida em novembro do ano passado, também foi lembrada. Helô, como era conhecida, foi representada pela amiga e artista plástica Marlene Terezinha Mourão, a Peninha.