Prefeitura e IFMS reforçam parceria para capacitar trabalhador

A parceria entre a Prefeitura de Corumbá e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi reforçada na noite desta terça-feira (20), com a formalização de um convênio que permite ampliar o leque de atuação da instituição na região pantaneira, estendendo os cursos técnicos e de capacitação também para o servidor público municipal. O ato aconteceu no Centro de Convenções do Pantanal "Miguel Gómez" e o documento foi assinado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e pelo diretor-geral do Instituto, Campus Pantanal, Luiz Simão Staszczak.

A solenidade, que contou ainda com a presença do prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria (PT), marcou também a abertura das atividades dos cursos de Educação à Distância (EAD 2012), com uma palestra sobre "A Educação à Distância na Rede Federal", proferida pelo professor Luiz Staszczak, que comemorou o reforço desta parceria não só com a Prefeitura de Corumbá, mas também com a de Ladário, o que está permitindo atender o trabalhador pantaneiro com cursos técnicos nas áreas de Administração, Logística, Eventos, Secretariado, Meio Ambiente, Reabilitação de Dependentes Químicos e Serviços Públicos, na modalidade de Educação à Distância.

O professor lembrou que a parceria com as Prefeituras de Corumbá e Ladário é mais abrangente e está permitindo atender a população com ouros cursos técnicos e até mesmo de nível superior, como no curso de Análises de Sistema. Durante o evento, agradeceu aos dois prefeitos e disse que o Instituto Federal tem um motivo para celebrar suas atividades em Corumbá. "Iniciamos com 1040 alunos matriculados, em 2010, e hoje estamos com 859, o que representa uma evasão de apenas 18%, o que é uma grande conquista", destacou, lembrando que a instituição chegou ao Pantanal para somar e contribuir com os dois municípios na formação de técnicos para atender o crescimento do País.

A solenidade contou com as presenças de inúmeras autoridades, entre as quais os secretários Hélio de Lima (Educação) e Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental); do diretor de administração do IFMS Marcel Gonçalves de Almeida; do coordenador dos cursos de Educação à Distância, Rogério Cardoso Batista, entre outros. Os prefeitos Ruiter Cunha e José Antônio fizeram a entrega simbólica de livros didáticos aos alunos Krisne Karine de Almeida e Celso de Souza, respectivamente.