Oficina de Dança retoma atividades preparando novos espetáculos

Começaram nesta segunda-feira (05) as atividades de 2012 para os alunos da Oficina de Dança de Corumbá. O movimento voltou a ficar intenso na sede do projeto mantido pela Prefeitura Municipal e que oferece oportunidades a crianças, jovens e adultos. A semana será marcada pelas boas-vindas e também pelo início do planejamento das ações e apresentações que serão realizadas no decorrer do ano.

Na aula de balé, as meninas já estavam preparadas para mais um ano de atividades. Algumas davam os primeiros passos na dança. "Ela queria muito aprender a dançar balé, me pedia sempre que via alguma bailarina na televisão. É muito importante desde cedo as crianças terem uma atividade artística para fazer", comentou Cecília Nascimento Santos, avó de Manuela Nascimento Santos Silva, de 03 anos. Ainda tímida, a pequena estava buscando coragem para começar a aula.

Ellen Vitória Alencar, de 08 anos, se preparava para retomar as aulas de dança. "Ela fazia balé quando tinha 03 anos, mas parou por um tempo. Agora, está ansiosa para dançar novamente. Lembro da época das apresentações e o quanto ela fica linda no palco", recordou a mãe, Heloísa Alencar. A Oficina de Dança conta com 620 alunos divididos em turmas de balé clássico, street dance, sapateado, contemporâneo e danças regionais de Mato Grosso do Sul, como Siriri e o Cururu. Podem participar crianças a partir dos 03 anos de idade, além de adolescentes e adultos.

Com mais de 300 apresentações por ano, a Oficina de Dança já inicia o ano focada nas coreografias que devem ser apresentadas ao público no espetáculo "Corumbá em Dança". Segundo o gestor do projeto, Joílson Cruz, neste primeiro momento, começam os trabalhos de pesquisa. "Convidamos os coreógrafos que vão fazer parte do evento para nos auxiliar na montagem dos temas e das coreografias", explicou.

Em 2012, Joílson planeja realizar as apresentações na Praça Generoso Ponce, como foi feito durante a Semana Sabor e Arte 2011, e com uma novidade. "Pretendemos fazer o espetáculo dos adultos, adolescentes e também o infantil", disse, lembrando que em anos anteriores os pequenos apresentavam em data diferente.

No dia 30 de abril, a Oficina de Dança planeja uma apresentação especial no Paço Municipal. Os alunos irão fazer uma homenagem ao Dia Internacional da Dança, que é celebrado no dia 29 daquele mês. Ainda no primeiro semestre, a equipe prepara uma exposição com fotografias sobre a história da dança em Corumbá. Mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, o projeto Oficina de Dança foi criado em 1999 com o objetivo de resgatar a cultura pela arte do movimento. A sede fica localizada na Rua Edu Rocha, 355 – Bairro Aeroporto, e o telefone é (67) 3907-5327.