Mulher é maioria no quadro de servidores da Prefeitura de Corumbá

Mais de 2,2 mil mulheres integram o quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Corumbá. Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Administração Municipal faz questão de destacar a importância do trabalho feminino na prestação de um serviço justo e de qualidade para toda a população corumbaense. Merendeiras, agentes de saúde, advogadas, médicas, engenheiras, dentistas, professoras, secretárias administrativas, auxiliares de serviços diversos que trabalham diariamente para exercer a função primordial de um servidor público, voltado para o atendimento ao cidadão.

Nas escolas, fundações, secretarias e autarquias elas mostram o lado sensível, mas também o quanto são atentas, zelosas e responsáveis. E a atuação feminina se faz presente inclusive no primeiro escalão da administração feita pelo prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Inclusive, conta com uma gerência destinada exclusivamente para atender as necessidades do gênero, Gerência de Articulação de Políticas para a Mulher.

Entre os cargos exercidos na Administração Municipal, destacam-se: Beatriz Cavassa de Oliveira (secretaria especial de Integração das Políticas Sociais), as diretoras-presidente Juarina Bom Despacho (Escola de Governo) e Luciene Deová (Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário), as superintendentes Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Gestão Administrativa), Tânia Dantas (Obras Públicas) e as subsecretárias Waléria Cristiane Andrade Leite (Finanças e Administração) e Maria Antonieta Sabatel (Saúde), entre outras gerentes, assessoras, assistentes, técnicas e demais cargos.

Cada uma em sua área, essas mulheres comandam com firmeza e responsabilidade os desafios que envolvem a administração e gestão de uma cidade. Para auxiliá-las, mais de 2,2 mil profissionais dedicam horas do dia para que o cidadão possa ser atendido da melhor forma possível. As servidoras representam mais da metade do total de funcionários da Prefeitura Municipal.

Políticas Públicas

A valorização da mulher dentro do serviço público está traduzindo em resultados positivos para a comunidade. Entre eles, o programa Creche o Ano Todo, que permite manter as crianças nas creches durante as férias escolares, possibilitando que as mães não deixem de trabalhar no período. Outra conquista foi o projeto Se Essa Rua Fosse Minha, destinado a pessoas da comunidade de ambos os sexos, mas com grande participação feminina. Elas, após capacitadas, estão contribuindo para pavimentação das ruas e alamedas onde residem, fabricando e implantando as lajotas sextavadas.

Na sua administração, Ruiter inovou e ampliou os Centros de Referência em Assistência Social. A cidade conta com estruturas nos bairros Centro América, Centro, Generoso, Albuquerque e Nova Corumbá, onde atende as mães corumbaenses com cursos diferenciados em apoio ao aumento da renda familiar. Os programas voltados à mulher atingem todas as áreas da Prefeitura, saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, social, cultura, entre outras.