Melhorias no SENAI aplicam qualificação profissional em Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou, na noite desta terça-feira (20), da cerimônia de inauguração da reforma e ampliação do Centro de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (CETEC-SENAI Corumbá), instituição que atua na qualificação da mão de obra local. A obra foi iniciada no ano passado e teve investimentos de R$ 3,4 milhões. Além das melhorias entregues à população, o Complexo SESI-SENAI já recebeu investimentos de R$ 10 milhões, que incluem a construção do Espaço SESI Pantanal, em uma área de 32 mil metros quadrados.

Localizada no bairro Maria Leite, o CETEC-SENAI conta com uma área de 4.130 metros quadrados, incluindo 10 laboratórios, 25 salas de aula, biblioteca, duas oficinas de solda e mecânica geral, além de cantina, banheiros, estacionamento interno e externo e sistema de drenagem. Durante a cerimônia, Ruiter chamou atenção para a alegria da população em receber a nova estrutura do SENAI: "Corumbá está recebendo um espaço à altura das expectativas da cidade, mais confortável e com condições de ampliar o atendimento, fazendo com que a população tenha como buscar qualificação".

Durante a cerimônia, o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, reforçou que a estrutura disponibilizada é para inteiro benefício da comunidade corumbaense. "Corumbá caminha a passos largos para a industrialização e, por isso, é tão importante oportunizarmos a qualificação da mão de obra. Temos um compromisso com o desenvolvimento do município e, hoje, alunos e profissionais estão recebendo uma estrutura moderna com mobília e laboratórios novos. Este é mais um passo dado para o desenvolvimento local", declarou.

A nova estrutura vai beneficiar os 3.023 trabalhadores das 141 indústrias instaladas na região. De acordo com informações da FIEMS, em 2011 o CETEC-SENAI Corumbá possibilitou a formação de 1.700 pessoas por meio de 50 cursos técnicos nas áreas de qualificação e aprendizagem industrial. Em 2012, a expectativa é promover 70 cursos e capacitar 3,1 mil profissionais. Também participaram do evento dessa terça-feira o deputado estadual Paulo Duarte (PT) e o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), além do presidente da Associação Comercial de Corumbá, Alfredo Zamlutti.