Em Brasília, deputado destaca importância de comitê para a saúde

O deputado federal João Ananias (PCdoB), em pronunciamento na Câmara dos Deputados Federais na terça-feira (06), em Brasília, destacou a iniciativa da Prefeitura de Corumbá em iniciar entendimentos com autoridades brasileiras e bolivianas, visando a implantação de um Comitê de Saúde da Fronteira, na busca de uma melhor estrutura de atendimento às populações residentes em Corumbá, no Brasil, e nas cidades de Puerto Quijarro, Puerto Suarez e El Carmen, na Bolívia. O parlamentar participou da reunião que aconteceu sábado (03) na cidade, e destacou o evento, definindo-o como uma "primeira iniciativa prática com a proposta de buscar minimizar os problemas de saúde nas regiões fronteiriças do Brasil".

João Ananias, além de ter participado do encontro no sábado, visitou um hospital na cidade boliviana de Puerto Quijarro no domingo (04), o Príncipe da Paz, para conhecer um pouco da realidade do outro lado da fronteira. Em Brasília, ao fazer uso da Tribuna da Câmara, o parlamentar parabenizou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e o secretário de Saúde, Lauther Serra, que deram "os primeiros passos no sentido de melhorar a saúde dos mais carentes, sejam brasileiros ou bolivianos, dentro de uma visão humanística e solidária que engrandecerão a gestão no município de Corumbá".

Em seu pronunciamento lembrou que a reunião teve participação de representantes do Departamento de Saúde da Província de Santa Cruz, na Bolívia, como também do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, além de outras autoridades. "Destaco esse evento, senhoras e senhores deputados, por ser a primeira iniciativa prática de buscar minimizar os problemas de saúde nas regiões fronteiriças do nosso Brasil", disse em seu pronunciamento.

Destacou que a presença do secretário Odorico Monteiro, demonstrou "seu compromisso, reconhecido por todos nós, com a saúde pública, notadamente dos mais humildes". Lembrou as dificuldades de financiamento do SUS, mas que o "Brasil tem condições imensamente superiores a dos países irmãos de América do Sul" e que "não poderíamos adotar outra posição senão a de solidariedade com todos aqueles que ainda padecem por não terem acesso à saúde pública".

Encontro

O encontro de sábado à tarde, foi mais uma etapa cumprida pela Prefeitura de Corumbá e parceiros, visando implantação do Comitê de Saúde da Fronteira. O evento teve participação ainda de representantes do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Conselho Estadual e também da Secretaria Estadual de Saúde.

O secretário de Saúde Lauther Serra, que comandou o encontro, considerou-o de extrema importância para conquistar novos parceiros visando a implantação do Comitê. O projeto do Comitê de Saúde começou ser formatado em janeiro, durante encontro em Corumbá com as participações de representantes da Secretaria de Saúde, da Fiocruz, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e da Rede de Saúde Pública da Província de German Busch (Bolívia).