Demanda aumenta e Centro Odontológico atende até no sábado

Com um significativo aumento da demanda, o Centro de Especialidades Odontológica (CEO) está disponibilizando atendimento à população corumbaense também aos sábados, com intervenções nas áreas de cirurgia e endodontia. É o que informa o coordenador de saúde bucal, Zacaria Yahya Omar. Segundo ele, nos primeiros dois meses do ano, a procura por atendimento no Centro aumentou sensivelmente e isto obrigou a Prefeitura a realizar procedimentos também aos sábados.

"Em 2011 realizamos mais de 19 mil atendimentos no CEO. Tivemos uma média mensal de 1.583. Já agora, em 2012, a procura aumentou e a média mensal ultrapassa 1.600. A alternativa encontrada foi reforçar a equipe e realizar atendimento também aos sábados", destacou Zacaria, confirmando que a equipe passou contar com mais dois cirurgiões dentistas, totalizando 12 que, ao lado de quatro auxiliares de saúde bucal, uma secretária e uma auxiliar de serviços diversos, são responsáveis pelo trabalho desenvolvido no CEO.

A decisão de se abrir aos sábados foi tomada após comunicação do chefe do setor de Atenção Especial em Saúde Bucal, Wagner Massaruhá, como forma de melhor atender a população. O assunto foi tratado com o secretário de Saúde Lauther Serra, que autorizou a incorporação de mais dois cirurgiões dentistas à equipe do Centro de Especialidades Odontológica. Wagner explicou que aos sábados, pela manhã, acontecem procedimentos ligados à endodontia. Já no período vespertino, as cirurgias.

O aumento da demanda, segundo Zacaria, já era esperado pela Prefeitura de Corumbá que, em janeiro, realizou um encontro entre todos os profissionais da área, visando agilização do atendimento por meio de um novo sistema de agendamento e acolhimento da população para assistência odontológica. Hoje, 69% da população é atendida pelas equipes ligadas ao setor de Saúde Bucal e o que se busca agora, é melhorar atendimentos de livres demandas, demandas programadas e demandas de riscos, visando ampliar o acolhimento com maior rapidez no atendimento.