Concurso premia poesias de estudantes sobre preservação da água

Despertar na população a importância da preservação da água foi tema de um concurso de poesias com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). Foram premiados na manhã desta quinta-feira (22) quinze trabalhos dos estudantes, sendo que as poesias estão expostas no segundo piso do Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez. A atividade faz parte das comemorações da Semana Mundial da Água, organizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com parceria da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Agetrat, Fundação Grupo Boticário, Muhpan, Ibama, Polícia Militar Ambiental, Embrapa e 6º Distrito Naval de Ladário.

Os alunos das escolas municipais criaram poesias utilizando o tema da campanha deste ano: "Água e Alimento de Qualidade: Direito de todos, responsabilidade de cada um". Os selecionados foram escolhidos no dia 19 de março por uma comissão avaliadora que apontaram os três primeiros colocados. Todos os estudantes que participaram do concurso, que busca incentivar a produção de textos e também o debate sobre a importância da preservação da água, ganharam um passeio fluvial pelas águas do rio Paraguai em uma embarcação da Marinha do Brasil.

"Sem água não há vida no planeta. Sabemos que há países sofrendo com excassez e nós, que moramos no meio do pantanal, temos que nos conscientizar sobre a importância do uso consciente da água", observou o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima que participou da cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do concurso. A diretora-presidente da Funterra, Luciene Deová, também participou da cerimônia.

Em primeiro lugar ficou a estudante do 7º ano Evelyn Espinosa Da Silva da E.M.Rural Pólo Carlos Cárcano. Ela levou o prêmio após escrever a poesia "A água o alimento de qualidade: direito de todos, responsabilidade de cada um". "É a primeira vez que escrevo uma poesia e ainda sou premiada", comemorou a jovem de 15 anos. Em segundo lugar, ficou Diego da Silva Martins, da 8ª série, estudante da escola Almirante Tamandaré. Em terceiro, Sami Nascimento, também da 8º série, aluno da escola Izabel Correia de Oliveira.

Também foram premiados os seguintes alunos: Keysiane Conceição de Arruda (Clio Proença); Vitor Hugo do Nascimento (Cyriaco Felix de Toledo); Vanessa Charupá Moreno (Eutrópia Gomes Pedroso); Verônica Laura da Silva Reis (José de Souza Damy); Paola Rodrigues Soares (Luiz Feitosa Rodrigues); Stefani Aparecida Conche Solis (CAIC PE. Ernesto Sassida); Enediene da Costa Santana (Eutrópia Gomes Pedroso); Aline Barbosa Moreira (Monte Azul); Renata Francielli da Silva Zarate (Carlos Cárcano); Luana Cristina dos Santos Munhões (Almirante Tamandaré) ; Fábio Gabriel de Oliveira Soares (Barão do Rio Branco); Carla Patrícia Condori Trujillo (Ângela Maria Perez).

Programação

A Semana da Água em Corumbá segue com mais atividades. Destaque para a a atividade "Sábado da Água", com passeios pela exposição interativa, atividades lúdicas e espetáculo de bonecos. A atração será no próximo sábado (24) na Estação Natureza Pantanal a partir das 14 horas. Confira a programação:

Data: 23 de março

Local: Fundação Grupo Boticário/Estação Natureza do Pantanal
Escolas: Izabel Corrêia de Oliveira (07h30 às 10h)
            Ângela Maria Perez (13h30 às 16h)

Local: Muhpan
Escola: E. M. Rural Carlos Cárcano (13h30 às 16h)

Local: 2ª Cia. de Polícia Militar Ambiental de Corumbá/Ibama
Atividade: Sala de Aula Flutuante
Escola: Rachid Bardauil (08h30 às 10h)

Local: Escola Almirante Tamandaré
Atividade: "Margem do Rio" – Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário – Funterra
Escola: E. M. Almirante Tamandaré

Local: Escola Izabel Corrêia de Oliveira
Atividade: Grupo de Teatro "Loucos por Endemia", CCZ – Secretaria Municipal de Saúde
Escola: Izabel Corrêia de Oliveira (EJA) (19h às 21h)

Local: Escola Izabel Correia de Oliveira
Atividade: Cine Água e Alimento de Qualidade – Estação Experimental do Campo
Escola: Izabel Correiade Oliveira (7h30 às 10h)

Data: 24 de março

Local: Estação Natureza/ Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Atividade: "Sábado na Água"
Passeios pela exposição interativa, espetáculo de bonecos, atividades lúdicas.
Horário: 14h e 15h, 16h e 17h (Sessões de Teatro)
Contato: 3231-9100