Centro de Saúde da Mulher abre à noite para exames preventivos

Até o dia 16 de março, o Centro de Saúde da Mulher vai atender a população feminina de Corumbá também no período noturno, das 18 às 21 horas, para realização de exames preventivos. É o que informa a enfermeira chefe da unidade, Catarina Meireles Albuquerque Oliveira. Ela explica ainda que o atendimento é aberto a toda comunidade e não somente às mulheres cadastradas nos programas desenvolvidos no local.

O atendimento no período noturno foi iniciado na segunda-feira (05) e faz parte de uma estratégia da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá, oportunizando um período fora do horário comercial, e uma forma de dar continuidade a um programa importante que ajuda a identificar e prevenir o câncer de colo de útero, a segunda maior incidência de câncer em mulheres no mundo, e o câncer de mama, o responsável pelo maior número de casos. Catarina observa que o horário normal de atendimento, das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, continua normalmente.

Os exames disponibilizados pelo Centro são os Citopatológico de Papanicolau e o Clínico da Mama (Projeto Toque de Vida). O atendimento acontece por uma equipe do próprio Centro, com três enfermeiras e duas técnicas de enfermagem. Além disso, uma segunda equipe com psicólogo e assistente social, realizam atendimento, orientando as pessoas que não desejam mais ter filhos, por meio do programa de Planejamento Familiar.