Alunos do Centro de Qualificação aprendem a montar currículos

O Projeto Futuro Profissional desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá por meio da Gerência de Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, será retomado na próxima semana e é mais uma ferramenta de apoio importante para os alunos do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco. É o que informa o responsável pelo setor de trabalho, professor Dílson Antônio Morais da Fonseca, destacando que o projeto ensina os jovens a montar um currículo profissional, além de permitir o cadastro dos mesmos para que possam entrar ou retornar ao mercado de trabalho ou se tornar um empreendedor individual. Nesta nova etapa serão atendidas também as atender pessoas encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Dílson comentou que o projeto é uma ferramenta de apoio do Centro de Qualificação e que já foi possível encaminhar para o mercado de trabalho alunos do curso de Serigrafia, que já estão ajudando no sustento de suas famílias. O Futuro Profissional integra faz parte de uma das atividades desenvolvidas no local mantido pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a Missão Salesiana. O professor observa que as ações são desenvolvidas em parcerias, como acontece com o Projeto de Olho no Futuro, junto com a Superintendência de Desenvolvimento Econômico, que irá propiciar aos alunos, visitas a empresas para conhecer a realidade do dia a dia no mercado de trabalho local.

Todos os alunos são cadastrados pelo Centro de Qualificação, um trabalho desenvolvido junto com a Superintendência que está permitindo inclusive cadastrar as empresas da cidade. Dílson lembra que a Prefeitura já conta com um banco de dados das empresas parceiras. Este projeto também continuará sendo desenvolvido no Centro de Qualificação. A coordenadora pedagógica Eliane Rita, por sua vez, diz que é muito gratificante oferecer qualificação profissional e, ao mesmo tempo, ajudar essas pessoas a terem maiores oportunidades, gerando emprego e renda.