Acetilcolinesterase: servidores do CCZ realizam exames na terça

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesta terça-feira (20) coleta sanguínea para dosagem do marcador de Acetilcolinesterase de agentes de endemias que atuam no controle químico de vetor e de endemias em Corumbá, durante as campanhas sanitárias. O exame acontece no período da manhã e vai envolver 29 servidores do órgão ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal.

A informação é da supervisora do CCZ, bióloga sanitarista Grace Bastos, observando que estão incluídos também o coordenador de Controle de Endemias e Zoonoses e um auxiliar, da província de German Bush, da Bolívia. A coleta tem a parceria da Estratégia de Saúde da Família Kadweus, do laboratório do Centro Integrado de Saúde; do programa DST/Aids desenvolvido na Unidade de Saúde João de Brito e do Laboratório Central, de Campo Grande.

Grace informou que as amostras serão enviadas em até 24 horas da coleta ate a dosagem do marcador, para o Lacen. A bióloga observa que o diferencial para 2012, é justamente a coleta dos parceiros bolivianos que, dessa forma, serão incluídos no Serviço de Investigação de Intoxicação por Pesticidas em Trabalhadores no Controle de Vetores do Serviço Público. A dosagem é um monitoramento preventivo de rotina e vai atender duas metodologias: marcador no plasma e eritrócito.

A participação dos parceiros bolivianos foi viabilizada pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, durante encontro de autoridades da área para discussão da implantação do Comitê de Saúde na Fronteira. Teve anuência do secretário de Saúde Lauther Serra, bem como das demais autoridades presentes que estão participando das discussões em torno do projeto.