Solenidade marca troca de comando do 17º Batalhão de Fronteira

Sob chuva, o tenente-coronel Marcelo Dutra de Oliveira passou o comando do 17º Batalhão de Fronteira, Batalhão Antônio Maria Coelho, para o tenente-coronel João Roberto Andrade de Jesus Ferreira. A solenidade militar foi realizada na manhã desta quarta-feira (01) com a presença de representantes civis, militares e religiosas e presidida pelo comandante da 18 ª Brigada de Infantaria de Fronteira, Brigada Ricardo Franco, general-de-brigada Carlos dos Santos Sardinha.

Apesar da forte chuva desta manhã, os pelotões formados por militares do 17º Bfron continuaram em forma e deram prosseguimento a cerimônia de passagem de comando. O tenente-coronel Dutra, que esteve desde 2010 à frente da unidade de Corumbá, foi transferido para Porto Alegre-RS, onde vai atuar no Comando Militar do Sul. "O que fica para mim é uma amizade muito grande com a população de Corumbá e região, não somente no quartel, mas com toda a sociedade", comentou o militar.

O tenente-coronel Ferreira veio de São Gabriel da Cachoeira-AM e disse estar preparado para o desafio de comandar uma unidade de fronteira. "A responsabilidade de dar continuidade ao trabalho do tenente-coronel Dutra é muito grande, mas tenho experiência em faixa fronteiriça e espero poder contribuir em muito com esta região", observou o oficial.

O comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, contra-almirante Márcio Ferreira de Melo e os prefeitos de Corumbá e Ladário, Ruiter Cunha de Oliveira e José Antonio Assad e Faria (ambos do PT) também foram prestigiar a cerimônia que contou com a presença de várias instituições da sociedade pantaneira.

O chefe do Executivo corumbaense entregou para o tenente-coronel Dutra uma tela do artista plástico Daltro. "Foi uma pessoa que durante o tempo que passou na nossa cidade buscou conhecer nossos costumes, a cultura local e inclusive foi homenageado com o título de cidadão corumbaense, ele e sua esposa", comentou Ruiter ressaltando a parceria do Exército Brasileiro junto a várias ações realizadas pela Prefeitura de Corumbá. "Ao novo comandante Ferreira, desejamos sorte e sabemos que ele irá dar continuidade às ações já desenvolvidas pelo Exército na região", comentou.