Saúde intensifica campanha de prevenção a Aids durante carnaval

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Corumbá intensificam a partir da noite desta quinta-feira (09), as ações de prevenção contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O trabalho será desenvolvido nos ensaios das escolas de samba e faz parte da Campanha Aids Carnaval "Se rolar, use camisinha", lançada pelo Ministério da Saúde.

A campanha será realizada por uma equipe multidisciplinar e integra o Programa Municipal DST/Aids, desenvolvido pela Secretaria de Saúde. Este ano, o principal foco da campanha do Ministério são os jovens gays de 15 a 24 anos. Isto se deve ao fato de que de 1998 a 2010, o percentual de casos na população homossexual de 15 a 24 anos subiu 10,1%, conforme boletim epidemiológico de 2011. O conceito da campanha é: "Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua".

A estratégia é visitar os ensaios das escolas de samba e desenvolver um trabalho de prevenção, orientando os presentes, como também distribuindo preservativos. Integra também uma ação já definida pela Prefeitura para o período de carnaval. A princípio, estão previstas entregas de 10 mil preservativos.

Para este ano, a secretaria fortaleceu o trabalho de educação em saúde e vai disponibilizar uma estrutura próximo à Avenida General Rondon, local dos desfiles dos blocos, escolas de samba e do Carnaval Cultural. No período as equipes vão realização uma campanha de orientação e fiscalização, estimulando a correta manipulação dos alimentos que serão comercializados pelos ambulantes durante a folia, além de exercer uma atuação e orientar a comunidade em relação a prevenção da dengue e das DST/Aidas e Hepatites Virais, disponibilizando preservativos e a distribuição de folders educativos.

Foi firmada também uma parceria com o Grupo de Apoio de Proteção aos Animais (GAPA), no sentido de orientar sobre posse responsável de animal, afim de evitar aglomerações em vias públicas, que podem causar agressões às pessoas. Outra tarefa será, junto com a Vigilância Sanitária, capacitar os barraqueiros e ambulantes que vão trabalhar na praça de alimentação durante o carnaval.

A ação será desenvolvida no período de 15 a 22 de fevereiro. As equipes vão atuar diretamente nas praças de alimentação, no desfile de fantasias do Corumbaense Futebol Clube, nos intervalos entre os desfiles dos Blocos Oficiais e Escolas de Samba e em um estande educativo que será montado na Avenida General Rondon com a Rua 7 de Setembro. Vão estar envolvidos no trabalho servidores da Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do programa DST/AIDS. Além dos 10 mil preservativos, serão ser distribuidos 4.200 unidades de materiais educativos, como porta preservativo, abanico e folders.