Reunião discute avanços do Comitê de Fronteira Brasil-Bolívia

O secretário de Relações Institucionais de Corumbá, Lamartine de Figueiredo Costa, recebeu nesta sexta-feira (03) o cônsul do Brasil em Puerto Suarez, Washington Alves Abreu, e o conselheiro da Embaixada do Brasil em La Paz, ministro Eduardo Paes Saboia. A visita institucional deu continuidade às ações do Comitê de Fronteira, retomado em 2011 entre os governos do Brasil e da Bolívia.

O turismo religioso, uma das principais ferramentas de integração sócio-econômica entre os dois países, e a conclusão da rota bioceânica, que vai ligar os oceanos atlântico e pacífico passando pelo Brasil, Bolívia e Chile, foram os temas discutidos no encontro desta sexta-feira. Segundo Saboia, faltam menos de 20 quilômetros de pavimentação asfáltica para conclusão da rodovia.

A fase de sinalização, última etapa antes da inauguração da obra, deve ser iniciada em breve. Quanto ao turismo, convênio assinado entre o Executivo municipal e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai catalogar, mapear e divulgar os roteiros existentes na região. É o projeto "Unidos pela Fé Brasil / Bolívia – Caminhos da Fé Roteiros do Brasil", já em fase de execução.

"São ações muito importantes para toda a região pantaneira. A determinação do prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira – PT) é de que todas essas situações sejam priorizadas pela Prefeitura, recebendo o suporte necessário para que tudo se desenvolva da melhor maneira possível", afirmou Lamartine.