Prefeitura autoriza nova empresa a iniciar obra da praça do Cristo

A praça do Bairro Cristo Redentor começa a ser revitalizada pela Prefeitura de Corumbá e a obra será executada por uma nova empresa, vencedora de uma segunda licitação homologada no final de 2011. É o que informa o secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Ametlla, ressaltando que a empresa vencedora do primeiro processo, no final de 2008, desistiu de executar a obra, provocando atraso do cronograma estabelecido no final daquele ano.

Ametlla informou ainda que o projeto inicial teve que ser readequado junto à Caixa Econômica Federal (a obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC I) e isto ocasionou uma demora dos serviços. "Esta reprogramação ocasionou uma paralisação e, quando a Caixa autorizou o início da execução da obra, a empresa contratada inicialmente desistiu do contrato. A Prefeitura já havia até iniciado a parte que cabia ao Município, que foi a terraplanagem", explicou.

Com a desistência, a Executivo municipal foi obrigada a anular o contrato e iniciar novo processo licitatório, homologado no final de 2012. "Já estamos autorizando a ordem de serviço e a nova empresa deve iniciar a obra imediatamente", comentou, destacando que uma das alterações no projeto inicial é que, agora, a praça será totalmente cercada, como a da Nova Corumbá.

A praça de lazer fica ao lado da Escola Municipal José de Souza Damy. A determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) é para que os serviços sejam executados de forma a atender os anseios da comunidade, inclusive dos alunos daquele estabelecimento de ensino que passarão a contar com um espaço adequado para atividades físicas, inclusive com uma quadra poliesportiva coberta, iluminada e com arquibancada, projeto aprovado junto ao Governo Federal e licitado, aguardando somente documentação.

A praça integra o pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). Somente do Governo Federal os investimentos somam R$ 237.739,11, fora contrapartida da Prefeitura Municipal, recurso oriundo de impostos que a população paga. A verba será aplicada na implantação de uma pista para caminhada; área de jogos (xadrez, dama, etc.); pergolados com banquinhos (área de descanso); playground; equipamentos de ginástica; campo de futebol society (50 X 25), além de uma quadra de vôlei de areia. Toda a área será urbanizada, inclusive com iluminação e equipamentos de acessibilidade.

Quadra coberta

Outra conquista será a quadra poliesportiva coberta que será construída na mesma área da praça. No local serão investidos R$ 571,6 mil oriundos do Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida da Prefeitura. O prefeito, em 2012, já havia explicado aos moradores os motivos da demora na execução da obra de revitalização da praça e informou que a Prefeitura vai dotar o bairro de uma moderna estrutura para atividades esportivas e de lazer. Para se ter uma ideia, além dos equipamentos da praça, a quadra coberta contará ainda com arquibancada e iluminação, própria para competições de voleibol, basquete, futsal e handebol.

Outras obras

Além destas duas obras, a revitalização da praça e a construção da quadra poliesportiva coberta, a Prefeitura já levou outras inúmeras melhorias para a comunidade do Cristo Redentor. Nos últimos anos o Poder Executivo implantou serviços de drenagem, interligando a rede em galeria construída na primeira gestão de Ruiter, além da pavimentação asfáltica, que atendeu praticamente todas as ruas do bairro. Estes serviços foram executados com recursos do PAC, com contrapartida do Município, além de emendas parlamentares. Só em drenagem foram dois quilômetros, mais 42 mil metros quadrados (26 quadras) de asfalto.