Multidão acompanha encerramento do Pôr do Som do Carnaval

Mais de 6 mil pessoas acompanharam neste domingo (05) o encerramento do Pôr do Som do Carnaval, uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. As baterias da A Pesada e da Império do Morro agitaram o público. A festa integra a programação oficial do Carnaval 2012 e aconteceu na ferradura do Porto Geral. Além do samba de primeira qualidade, os foliões foram presenteados com um belo pôr do sol.

A folia corumbaense, que começou ainda em janeiro, continua no próximo sábado (11) com a abertura do Jardim da Folia. Uma grande estrutura será montada pela Prefeitura na praça da Independência para atender os públicos de todas as idades. Para as crianças pierrôs canoeiros oferecerão um agradável passeio de canoa pelo lago do Jardim. Palhaços farão brincadeiras durante todo o tempo, enquanto diversos temas cenográficos ficarão dispostos para fotografias.

A partir das 19 horas uma banda vai tocar as marchinhas e sambas-enredos que embalaram os carnavais de antigamente. E já na inauguração, o II Encontro de Estandartes dos Cordões e o concurso do Estandarte de Ouro é outra atração. No domingo (12), além de muita música, será realizado o Concurso de Fantasias Infantil, que começa às 17 horas. As inscrições continuam abertas na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). Podem participar crianças de 08 a 12 anos de idade.

Ainda no domingo, o Ensaio Técnico das escolas de samba do primeiro e segundo grupo deve arrastar um grande público para a passarela pantaneira do samba. O evento começa às 19 horas. Depois do desfile de preparação, a Banda Show Corumbá dá seguência à festa no palco da praça Generoso Ponce. Na segunda-feira, dia 13, a primeira eliminatória do II Concurso de Marchinhas é a grande atração no Jardim da Folia. A final acontece na terça-feira.

Durante todas as noites o Jardim da Folia também vai oferecer dezenas de barracas com comidas e bebidas. Na quarta-feira (15) é a vez do Sandálias de Frei Mariano ganhar a avenida General Rondon. Neste ano, o bloco que "xispa" a praga jogada na cidade vai homenagear Heloísa Helena da Costa Urt, ex-diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, falecida em 2011. Já no dia 16, quinta-feira, acontece o tradicional Desfile de Fantasias do Corumbaense Futebol Clube.

Durante a festa, a Corte de Momo recebe as chaves da cidade das mãos do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Fechando a noite, os blocos de sujo Chupeta e Cafona colorem a avenida com toda sua irreverência e animação. Na sexta-feira (17) o Cibalena, bloco de sujo que costuma reunir mais de 10 mil pessoas, desfila pela passarela. A partir das 23 horas, a Banda Show Corumbá e o grupo F5 Carioca se apresentam no palco Generoso Ponce.