Inocentes de Belford Roxo fará viagem por Corumbá na Sapucaí

A Escola de Samba do grupo de acesso do carnaval do Rio de Janeiro vai mostrar um espetacular desfile na avenida Marquês de Sapucaí no próximo sábado (18) com o enredo: "Corumbá – Ópera Tupi – Guaikuru" e levará a história e a cultura de uma terra cheia de peculiaridades. A agremiação da baixada fluminense vai levar 21 alas para a Sapucaí. Considerada uma das grandes favoritas para o título que dará ascensão para o grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro, a escola tomou a iniciativa de doar todas as fantasias para a comunidade.

Serão cinco carros-alegóricos. O abre-alas terá na composição a "Sinfonia da Natureza", contando a relação do homem a riqueza pantaneira. O verde deve ser a cor predominante desta alegoria. Em seguida, um segundo carro vai falar da "Transformação e Ecletismo", dando destaque para o conjunto arquitetônico. Um grande Camaleão será apresentado simbolizando a transformação vivida pela cidade. Nos outros carros, representações do artesanato local, a atividade pesqueira e até o poeta pantaneiro Manoel de Barros será lembrado, juntamente com o conceito de sustentabilidade e práticas ambientais.

O desfile começa com a Comissão de Frente retratando "Tatu Canastra – a busca do progresso" e vai retratar a lenda da praga de "Frei Mariano" e a busca do desenvolvimento da cidade. Na ala das baianas, o Mar de Xaraés é a inspiração do figurino. A bateria vai trajar a fantasia "Gaviões Caramujeiro" com o uniforme oficial de Forte Coimbra e adereços da ave pantaneira. A comunidade corumbaense também poderá participar do desfile. Duas alas foram destinadas ao povo pantaneiro e terão como temas o truco espanhol e a sustentabilidade.

Até mesmo as festas típicas da cidade foram destacadas pelo carnavalesco Wagner Gonçalves, que assina o desfile da Inocentes de Belford Roxo. Os cururueiros e o Banho de São João ganham destaque nas alas da agremiação. A atividade econômica do município será lembrada nas fantasias que falam sobre o gasoduto, mineração e ascensão pecuarista. Ao todo, a escola terá 2,5 mil integrantes.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) pretende prestigiar o desfile da Inocentes de Belford Roxo. "Corumbá estará sendo mostrada na principal vitrine do carnaval mundial, que é a Sapucaí. A Inocentes de Belford Roxo estará mostrando a nossa cidade e com grandes chances de título, o que mexe com a gente e nos deixa muito feliz", disse o chefe do Executivo corumbaense. A agremiação será a quarta a desfilar, com início previsto para 22 horas, horário de Mato Grosso do Sul.