Exposição retrata tradição do Carnaval de Corumbá no Muhpan

A exposição Carnaval de Todos os Tempos "Uma Visão Digital" apresenta os vários momentos da mais tradicional folia de momo de Mato Grosso do Sul. Através de fantasias, adereços e quase 100 fotografias, todas digitalizadas, conta com riqueza de detalhes a história da festa mais popular da região pantaneira. A ação educativa é uma parceria da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e do Museu de História do Pantanal (Muhpan)

O acervo foi montado na Sala Inconsciente das Águas, localizado no 2º Pavimento do histórico prédio Wanderley, Baís & Cia, onde funciona o museu. Ao sair da "Caixa Preta" onde será exibida a exposição, os visitantes encontrarão na Sala Lúdica uma simulação de Carnaval, com confete, serpentina, máscaras marchinhas de carnaval e exposição de fantasias. Todo material foi disponibilizado pela Superintendência de Cultura de Corumbá.

Buscando a contraposição de passado e presente, o passeio tem sua continuidade no hall, onde estão expostas imagens que relembram a história das Escolas de Samba de Corumbá e uma fantasia que represente cada uma das agremiações. O ambiente terá um fundo musical com os samba enredo de 2012 das escolas de Samba de Corumbá. Para concluir a atividade foi montado o espaço da criança, onde poderão produzir sua própria máscara, utilizando giz de cera, cola, tesoura e lápis de cor.

O Carnaval de Todos os Tempos "Uma Visão Digital" faz parte da programação oficial do Carnaval 2012. O objetivo principal é resgatar a memória da principal manifestação cultural do corumbaense, estimulando a valorização da sua história e identidade. A exposição pode ser visitada diariamente, sempre das 13h às 13h30 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3232-0303.