Estrutura do Carnaval 2012 já está sendo montada em Corumbá

Palco, arquibancadas, caixas de som, luminárias, camarotes, torres de segurança e tendas para a Polícia Militar, Samu, Conselho Tutelar e outros órgãos parceiros da Prefeitura de Corumbá. A estrutura que vai receber o maior e mais animado carnaval do Centro-Oeste já está sendo montada na rua Frei Mariano e na avenida General Rondon, a passarela pantaneira do samba. São mais de 100 toneladas de ferro e equipamentos que darão forma ao circuito oficial do Carnaval 2012 de Corumbá.

Somente de arquibancada, serão cerca de 200 metros de extensão, com capacidade para mais de 2 mil pessoas. Na General Rondon os 76 camarotes que serão comercializados pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal também já estão sendo erguidos. Outros dois mil metros de grades de segurança serão dispostos ao longo de toda a Frei Mariano em determinados pontos da avenida. Os jurados que vão avaliar os blocos e escolas de samba ficarão divididos em três torres, conforme o quesito.

O palco, onde vão se apresentar Adryana Ribeiro, Tchacabum e o grupo Revelação, terá 260 metros quadrados de área. Só nele, as caixas de som terão potência de 100 mil watts. Outras 28 caixas foram espalhadas pelo circuito, garantindo que os foliões possam acompanhar as apresentações de qualquer ponto. Juntas elas também oferecem potência de 100 mil watts. Assim como nos últimos anos, dois caminhões de som, cada um com 10 mil watts de som, acompanharam o desfile das agremiações.

E o áudio será complementado com imagens em alta definição. Cinco telões de LED vão trazer todos os detalhes da maior festa popular da cidade. Eles serão montados no palco, na concentração dos blocos e escolas de samba, na passarela da General Rondon, na esquina da Frei Mariano com a avenida e próximo à dispersão dos desfiles. Para garantir total segurança aos foliões cinco torres de segurança, onde os agentes e policiais terão visão privilegiada do público, serão montadas em pontos estratégicos.

A praça de alimentação será composta por 60 barracas, que vão oferecer comidas e bebidas variadas durante todas as noites do Carnaval 2012. Mais 80 ambulantes estarão dispostos por todo o circuito oficial. Todos os comerciantes estão sendo capacitados pela Vigilância Sanitária para manipular e acondicionar os alimentos de forma correta. "A Prefeitura prepara uma mega estrutura para que possamos realizar o melhor Carnaval de todos os tempos", afirmou Rodolfo Vieira, presidente da Fundação.

E boa parte desta estrutura estará pronta neste domingo (12) quando acontece o ensaio técnico das escolas de samba. Utilizado pelas agremiações para definir os detalhes para o desfile oficial, o ensaio geral também serve como teste para a aparelhagem de som e iluminação, que neste ano será uma das novidades da festa. "Serão mais de 120 mil watts de luz ao longo de toda a passarela. Além dos postes já existentes serão instalados outros 20", continuou o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo.

Rodolfo garantiu também que a Frei Mariano, desde a concentração até a General Rondon, terá uma atenção especial neste carnaval. "Das mais de 50 luminárias que serão dispostas ao longo de toda a passarela do samba, mais da metade ficarão neste trecho, garantindo total visão e conforto aos turistas que nos visitam e aos corumbaenses, que fazem do Carnaval da cidade o melhor do Centro-Oeste", completou.