Em Puerto Suarez, índice de infestação do Aedes ultrapassou 18%

Antes de realizar o Levantamento de Índice Amostral (LIA) em Puerto Quijarro e Arroyo Concépcion, os agentes de endemias da Prefeitura de Corumbá apoiaram trabalho semelhante na cidade de Puerto Suarez, também na Bolívia, que apresentou resultado considerado pelas autoridades da saúde pública corumbaense, como alarmantes: 18,82%. O diagnóstico foi discutido pela equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal com integrantes da Rede de Saúde Pública da Província de German Busch.

O primeiro passo será a realização de um grande mutirão de limpeza em Puerto Suarez, para evitar uma epidemia de dengue. O assunto foi tratado entre Fábio Vargas, da Coordenadoria de Endemias e Zoonoses da Província, com integrantes da Secretaria de Saúde de Corumbá, que vai auxiliar a ação. O LIA foi realizado em 744 imóveis localizados em 14 bairros daquela cidade. Em um deles, Victória, a incidência foi de 64,71%. Os maiores responsáveis pela alta incidência, a exemplo de Corumbá, são os reservatórios a nível de solo, com 62,7%, seguido depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros), com 15,7%, e pneus e outros materiais rodantes, com 14,5%.

O LIA foi realizado por uma equipe ligada ao setor de saúde de Puerto Suarez e soldados do exército boliviano, que foram capacitados por técnicos da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá, atendendo solicitação das autoridades bolivianas. Fábio informou que a ação será imediata e que o médico Esthelwaldo Justiniano, da Rede de Saúde Pública da Província de German Busch, já está em entendimentos com o Exército e as autoridades locais, para envolvimento de todos os setores na questão.