Corumbá recebe exposição “Os Correios contam sua História”

A partir da próxima quarta-feira (29) quem for à agência central dos Correios em Corumbá poderá conhecer um pouco mais da história dos Correios e da cidade. Trata-se da exposição "Os Correios contam sua História", uma mostra com fotos sobre a trajetória dos Correios em Corumbá e outros objetos usados no serviço postal. A visitação é gratuita e ocorre durante o horário de funcionamento da agência.

No acervo, aparelhos antigos de telégrafo, balanças, aparelhos de telefone e maçaricos usados na manutenção das linhas de telégrafo poderão ser vistos. As fotos registram momentos do crescimento e modernização de Corumbá e dos Correios, compreendendo o período de 1778 a 1980. A exposição será aberta às 19 horas da terça-feira (28) durante o evento de reinauguração da Agência. O acervo fica na cidade até o dia 12 de março.

Reforma

Com a reforma da Agência Central dos Correios em Corumbá, os clientes passaram a ter estacionamento, ambiente climatizado, acessibilidade para pessoas com deficiência, novo paisagismo e novos balcões ergonômicos para atendimento. A estrutura interna e externa da agência também recebeu nova pintura, novo forro em gesso, piso e paredes impermeabilizados, novo sistema de prevenção e combate a incêndio, nova rede elétrica, hidráulica e de telecomunicações.

A agência fica na rua Delamare, 708, Centro, e reabre operando os serviços financeiros do Banco Postal, em parceria com o Banco do Brasil. Corumbá teve a primeira agência telegráfica do Mato Grosso integrado. O posto funcionava no prédio onde hoje está instalada a Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai), na rua 13 de Junho. Ele foi inaugurado em janeiro de 1904 pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro.