Centro de Qualificação abre ano com cerca de 1,3 mil inscritos

O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco iniciou suas atividades nesta segunda-feira (13) e, somente neste primeiro semestre, deverá formar cerca de 1,3 mil novos trabalhadores nas mais diferentes áreas. Ao todo, a instituição mantida pela Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Missão Salesiana, está disponibilizando um total de 16 cursos, beneficiando pessoas de várias faixas etárias, inclusive da terceira idade.

Somente nesta segunda-feira foram iniciados 12 dos 16 cursos programados: Corte e Costura, Solda e Montagem, Informática Básica, Informática Básica para a terceira idade, Panificação e Confeitaria, Salgados, Manicure e Pedicure, Libras nível básico, Libras nível intermediário, Serigrafia, Secretariado nível básico e Secretariado nível básico para terceira idade, com um total de 982 alunos inscritos.

A coordenadora pedagógica Centro Dom Bosco, professora Eliane Rita, informa que outros quatro cursos serão iniciados nos próximos dias nas áreas de Marcenaria, Atendimento ao Turista, Cuidador de Idoso e Maquiagem. Serão mais 300 alunos em atividades na instituição, que cumpre assim uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) de abrir espaços para capacitação do trabalhador corumbaense, permitindo-lhes condições de fazer frente ao mercado de trabalho.

Estes cursos foram anunciados no final do ano passado pelo secretário de Assistência Social, Haroldo Ribeiro Cavassa, durante solenidade de formatura dos primeiros trabalhadores capacitados pela instituição. São setores importantes com boa perspectivas de emprego na cidade.

Este ano, o número de inscritos superou 2011, primeiro ano de funcionamento do Centro de Qualificação após o estabelecimento da parceria com a Missão Salesiana, que permitiu a capacitação de 800 pessoas. Agora, já chegou a quase 1,3 mil alunos. O responsável pelo setor de trabalho da secretaria, professor Dilson Antonio Morais da Fonseca, enfatizou que o numero de inscrições superou as expectativas. Conforme ele, quem fez suas inscrição e não foi contemplado nesse primeiro momento, encontra-se em uma lista de espera, já aguardando novos cursos.

Outra informação é que a instituição manteve os projetos "Futuro Profissional" e "De Olho no Futuro", desenvolvido em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, com objetivo de facilitar a inclusão dos alunos no mercado de trabalho local. O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco funciona nos três períodos, matutino, vespertino e noturno.